Cesan e Consórcio Barra vão apresentar projeto da nova ETE nesta quarta, 22

Evento acontece na Câmara Municipal e é voltado para os moradores dos bairros Irmãos Fernandes e Loteamentos Carabina e Justinópolis, mas aberto a toda a sociedade

22 de novembro de 2023 às 14h42.

A Companhia Espírito-Santense de Saneamento (Cesan) e o Consórcio Barra, empresa contratada para tocar as obras de universalização do saneamento básico, com a construção de uma nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), em Barra de São Francisco, vão apresentar, na noite desta quarta-feira, 22, na Câmara Municipal, o andamento das obras de ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) e operação da nova ETE, que ficará na região do trevo da Rodovia do Contorno, perto da saída para Ecoporanga e Água Doce do Norte.

O evento é voltado para os moradores do bairro Irmãos Fernandes e Loteamentos Carabina e Justinópolis, mas aberto a qualquer cidadão francisquense que queira conhecer e se informar sobre o andamento das obras.

A prefeitura de Barra de São Francisco cedeu recentemente, dois terrenos, totalizando 440,88 m² para a implantação de duas Estações Elevatórias de Esgoto Bruto (EEEB) no Loteamento Carabina e no bairro Irmãos Fernandes, para a Cesan.

A empresa estatal assinou contrato de R$ 38 milhões para diversas obras de universalização do saneamento básico, inclusive a construção de uma nova ETE.

As obras contemplam a conclusão de toda a rede de coleta de esgoto na sede do município, além de outras obras.

O prefeito Enivaldo dos Anjos, que conseguiu junto ao Governo do Estado, os recursos para as obras, ressaltou que, se não fosse pelo governador Renato Casagrande, o município dificilmente conseguir equacionar o problema da coleta e tratamento de esgoto em Barra de São Francisco.

"O Casagrande tem sido um pai, não só para Barra de São Francisco, mas para todos os municípios do Espírito Santo. Aqui ele nos ajudou com muitas obras importantes e temos certeza que até o final do nosso mandato, outras ainda virão", elogiou.

No momento, a empreiteira, Consórcio Barra, responsável pelas obras, está construindo redes para ligação dos coletores na região do bairro Irmãos Fernandes.

“Universalizar o saneamento é dar acesso à população aos serviços de água tratada e coleta, e ao tratamento de esgoto sanitário, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e com o desenvolvimento da economia local, além da preservação dos nossos recursos naturais, como rios, mares, lagoas e florestas”, salientou o diretor presidente Munir Abud.