Desfile da Novo Império no centro de Barra de São Francisco atrai multidão

Escola vai levar a história da Sentinela Capixaba para o Sambão do Povo, no Carnaval de Vitória 2024

11 de dezembro de 2023 às 13h22.

As educadoras aposentadas Eva e Dandinha Manhães aguardavam com ansiedade, desde as 16h, deste domingo, 10, o desfile da Escola de Samba Novo Império, de Santo Antônio (Caratoíra), na capital capixaba, no centro de Barra de São Francisco, tendo como tema 'Barra de São Francisco – A Sentinela Capixaba'.

“A gente vai poder desfilar junto? Indagava Evinha, mãe do advogado Patric Manhães de Almeida. E, diante da resposta positiva, não deu outra. As duas caíram no samba em plena avenida Jones dos Santos Neves, acompanhando quase uma centena de foliões na ‘rabeira’ dos membros da escola.

(Confira a galeria de fotos)

“Que energia gostosa de ontem, parabéns para todos os envolvidos”, publicou a personal trainer Cleidmar de Almeida Rezende, a Cleidinha, coordenadora do Projeto Avivar, que também caiu na folia.

O professor de Dança, Alex Lourenço Soares, outro empolgado com o desfile e com a magia da escola, tirou fotos com o prefeito, com os membros da Novo Império e já garantiu presença em fevereiro.

Na manhã desta segunda-feira, 11, no grupo de whatsapp criado especialmente para formar o bloco de francisquense que irá desfilar junto com a escola no Sambão do Povo, em fevereiro do ano que vem, muitas pessoas parabenizando o prefeito Enivaldo dos Anjos e o deputado estadual Mazinho dos Anjos, articuladores desta homenagem pelos 80 anos do município e já pedindo para participar.

Enivaldo e Mazinho receberam a diretoria da escola no início da tarde e levaram todo mundo para assistir as finais do torneio de Beach Tennis, na área de eventos do Polo Industrial Albuíno Azeredo. Um pouco antes do desfile, se pronunciaram, agradeceram à população e aos foliões que vieram de Vitória.

O presidente da Novo Império, Vlamir Santos, ao chegar na avenida, acompanhado do vice-presidente, Alex Paiva e dos diretores Kaká e Jorginho, manifestou sua admiração pela cidade. “Não conhecia, mas fiquei surpreso com o desenvolvimento, com a beleza, realmente, nós acertamos em escolher Barra de São Francisco como enredo”, afirmou.

Na avenida Jones dos Santos Neves, transformada em passarela do samba, comissão de frente, abre alas, passista, porta-bandeira, baianas e bateria desfilaram harmoniosamente sob os olhares admirados de quem não entrou na folia e até uma criança, uma menina, se inspirou na passista principal e durante todo o trajeto repetia os gestos e tentava sambar junto, um momento mágico que mostra a força do samba e do carnaval.

Quem não foi até a avenida pode acompanhar de casa a transmissão pelos canais da Prefeitura de Barra de São Francisco.

No final, os foliões da capital partiram com vontade de ficar e os de Barra de São Francisco pareciam pedir mais. E terão muito mais em 2024. Que a Novo Império seja a campeão do Carnaval de Vitória 2024.

‘Barra de São Francisco – A Sentinela Capixaba’

Letra do samba enredo*

Amanheceu, e o Sol fez refletir rara beleza

Brilhou no olhar!

O bailar dos pássaros na natureza

Águas sagradas, perfeita junção

Unindo dois rios em forma de amor

Com valentia e bravura seu povo lutou

E fez morada

Na conhecida Sentinela Capixaba

Voa beija flor, me leva a encontrar

Um solo sagrado, maravilha de lugar

Abençoado pelo santo protetor

Gerou cobiça do Estado invasor

Ergueram barreiras, lutaram contra a invasão

Protegeram suas riquezas

Resistência a opressão

Vejo sua gente respirar em paz

Em meio às rochas naturais

Ficou marcada a história

Sentimento de vitória

Seus filhos são exemplos de amor

Aplausos! A Família Imperiana chegou!

Novo Império é paixão, razão da minha vida

Tá no meu coração és meu bem querer

Gira coroa conhecendo o paraíso

Encantado por Barra de São Francisco

*Composição: Arthur Nicolau / Gabriel Nicolau / Vinicius Moraes / Vitor Fracalossi

+ Sobre o Carnaval de Vitória

O Carnaval de Vitória já é considerado o terceiro maior desfile de escolas de samba do Brasil, atrás apenas do Rio de Janeiro e de São Paulo, e atrai pelo menos 40 mil pessoas para o desfile no Sambão do Povo.

A adoção de Barra de São Francisco como enredo já havia sido acertada entre o deputado e o prefeito Enivaldo dos Anjos, depois de ser articulada pelo ex-presidente da escola, Alessandro Souza Santos.

A Novo Império deverá ser a primeira escola a desfilar no Carnaval de Vitória, às 22h do dia 3 de fevereiro de 2024.

O desfile da capital capixaba é realizado uma semana antes que Rio e São Paulo e isso atrai a atenção de milhões de pessoas que gostam de Carnaval, e acompanham as transmissões.