Alunos do projeto Jovens do Futuro recebem certificado do curso de Programação em Robótica do Ifes

Cerimônia de formatura aconteceu nessa terça-feira (12), na Câmara Municipal.

13 de dezembro de 2023 às 16h17.

Os 44 alunos do projeto Jovens do Futuro, da Prefeitura Municipal de Barra de São Francisco, receberam, nessa terça-feira (12), o certificado de capacitação profissionalizante do curso de Programação em Robótica, realizado pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) — Campus Barra de São Francisco por meio do programa ‘Programar para Avançar’ do Governo Federal. A cerimônia aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores.

De acordo com o coordenador do projeto ‘Programar para Avançar’ do Ifes, Maxwel Soares de Oliveira, o curso de letramento em programação robótica se faz presente em todas as áreas da sociedade, “a gente vê que programação robótica está cada vez mais atuante na sociedade, com celular, uma máquina, uma TV, e agora a inteligência artificial tudo isso é muito importante em nosso dia a dia. Portanto, a ideia do curso é dar mais oportunidades ao estudante de Ensino Público, que talvez nunca tivesse um contato com programação e novas tecnologias”, disse o professor Maxwel de Oliveira.

Segundo a coordenadora do Jovens do Futuro, Rosana Mion, “um convite, que busca a capacitação e formação de jovens de valor, como do Ifes é sempre importante. Foram disponibilizadas 50 vagas, sendo 25 para o turno matutino e vespertino. Nossos alunos amaram o curso, se dedicaram a aprender realmente, e agora estão recebendo o certificado de conclusão”, destacou a coordenadora. Rosana adiantou que possivelmente em janeiro já deve abrir novas inscrições e os interessados devem ficar atentos aos meios de comunicação da Prefeitura.

O secretário Municipal de Defesa Social Trânsito e Guarda Municipal, Valmer Simões, que esteve presente na cerimônia de formatura representando o prefeito Enivaldo dos Anjos, parabenizou os estudantes. “Estamos muito felizes pela conquista destes jovens, que agora estão capacitados para entrar no mercado de trabalho. Eles estão prontos pra exercer qualquer tipo de trabalho e todo patrão, com certeza estará orgulhoso de tê-los. Dentro do projeto Jovens do futuro eles recebem a formação disciplinar, respeito ao próximo e são ensinados a encarar as adversidades do mundo que nós estamos vivemos atualmente, afirmou Simões.

Um dos responsáveis pelo projeto Jovens do Futuro, o primeiro sargento da PMES, Joberlan Ângelo Vaccari, ressaltou os valores de cidadania ensinados aos jovens no projeto. “Dentro do projeto eles não só são capacitados profissionalmente, mas também como cidadãos de bem e aprendem valores como, respeito ao próximo e aos mais velhos, saber dizer não às más influências e não buscar em ser o melhor, mas sim fazer o melhor sempre”, afirmou o primeiro sargento Vaccari.

A estudante Gabriela Gonçalves, 14 anos, que está no 8º ano, manifestou a alegria ao conquistar o certificado no curso de robótica no Ifes, "É uma alegria imensa concluir este curso no Ifes, os professores foram muito acolhedores conosco. É muito gratificante aprender pouco mais sobre robótica, pois eu já tinha interesse em aprender, e isso me fez virar uma chave para eu continuar me aperfeiçoando," agradeceu Gabriela Gonçalves.