Produtores rurais renovam participação nos programas CDA e PAA

O acordo será válido por cinco anos.

21 de março de 2024 às 13h32.

Um total de 25 produtores rurais de Barra de São Francisco se inscreveram nos programas de Compra Direta de Alimento (CDA), do Governo do Estado e Aquisição de Alimento (PAA) do Governo Federal, ambos realizados em conjunto ao Centro Regional de Assistência Social (Cras) de Barra de São Francisco. O novo acordo tem validade de cinco anos.

CDA e PAA são programas, por meio dos quais os governos Federal e Estadual compram alimentos produzidos pela agricultura familiar e os destina gratuitamente para pessoas que não têm acesso à alimentação adequada e saudável e àquelas atendidas pela Rede da Assistência Social.

De acordo com a assistente social, Priscila Alves Eduardo, no PAA o agricultor pode vender até 15 mil por ano, e no CDA, o valor de referência atual é de R$ 9.429,94. "Após o lançamento do edital, o município faz adesão ao programa e em seguida realiza a seleção dos agricultores, que fazem a inscrição e de acordo com a quantidade de vagas o município inicia o programa. No caso do PAA, nós trabalhamos com 25 agricultores e no CDA nós tivemos todas as 40 vagas", explicou servidora.

Dados de 2023

Durante o ano de 2023, só pelo PAA, cada um dos 25 produtores rurais venderam R$ 15 mil, sendo então injetado na economia local um total de R$ 375mil. No ano passado não houve credenciamento  para CDA.

Destinação dos produtos

Os produtos, adquiridos de agricultores locais cadastrados nos programa de aquisição e compras de Alimentos, são entregues a famílias de baixa renda a cada 15 dias por servidores da Secretaria Municipal de Assistência Social.

A secretária de Assistência Social, Shirley Teixeira Ribeiro falou da importância do programa para as famílias que recebem as cestas e para os agricultores cadastrados no PAA e CDA. "O tema do programa é fortalecer a agricultura familiar. Os agricultores são fortalecidos neste momento, porque eles entregam o fruto do trabalho deles e isso faz com que suas famílias sejam fortalecidas com uma nova renda e as famílias cadastradas são favorecidas porque recebem uma cesta de verduras, conseguindo agregar a renda delas mais uma ajuda financeira”, finalizou.