Secretaria de Serviços Públicos anuncia novos sistemas de tratamento de água após reunião com a Cesan

10 de abril de 2024 às 14h51.

A Secretaria de Serviços Públicos Delegados de Água Potável, Esgoto, Internet e Energia Elétrica anunciou novos investimentos em sistemas de tratamento de água para Distritos de Barra de São Francisco, após reunião com a diretoria da Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan) em Vitória, realizada no último dia 03 de abril.

As obras fazem parte do Programa Pró-Rural do Governo do Estado, desenvolvido pela concessionária Cesan, que visa levar tratamento de água a comunidades de pequeno porte na zona rural de municípios do estado do Espírito Santo.

As informações são da Secretária da pasta, Clauzenira Bueno Galhardo, que representou o município na reunião. Segundo ela, ao todo serão 10 localidades beneficiadas com o sistema de captação e tratamento de água potável. Desse montante, quatro estão em andamento, sendo elas, os sistemas de Monte Senir, Farinheira, Vargem Alegre e Cachoeirinha de Itaúnas. Dois novos sistemas foram liberados para implantação, o de Córrego do Itá e o da Escola Família Agrícola Normília Cunha dos Santos, localizada no Distrito de Santo Antônio.

Os demais sistemas de tratamento de água que aguardam a liberação para implantação são os de Santo Antônio, Vila Palmares, Itaperuna, Monte Sinai e Vila Poranga.

A prefeitura participa do Programa Pró-Rural, fazendo o acompanhamento, realizando a abertura e manutenção da estrada que acessa o local da captação de água, geralmente um poço artesiano, na atualização dos padrões de energia e no fornecimento dos produtos químicos usados no tratamento da água potável do sistema de tratamento implantado.