Prefeitura realiza mutirão de combate à Dengue na Vila Vicente após aumento de casos no bairro

Servidores de diversas secretarias da Prefeitura participaram de um mutirão de limpeza e conscientização contra a Dengue no Bairro Vila Vicente.

15 de abril de 2024 às 14h56.

Servidores de diversas secretarias da Prefeitura participaram de um mutirão de limpeza e conscientização contra a Dengue no Bairro Vila Vicente.

A ação foi realizada na manhã do último sábado (13) e contou com a presença do Secretário de Saúde, Elcimar de Souza Alves, que representou o prefeito Enivaldo dos Anjos, de Meio Ambiente, Lislei Moreira Batista, de Serviços e Limpeza Pública, Oséias Simplício de Jesus, de Obras e Urbanismo, Kennedy Braz Teixeira, do Subsecretário de Obras, Isaque Antônio da Silva, da Coordenadora da Vigilância Ambiental em Saúde, Patrícia Moura, de agentes da Vigilância Ambiental em Saúde, de outros servidores públicos e da equipe de Escoteiros Cristãos Raízes da Igreja Batista Viva, sob a direção do Pastor Elias Alves Bento.

A ação visou combater os focos de possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypt em terrenos baldios, quintais e vias públicas, além de conscientizar a população local da necessidade de manter seus quintais limpos e livres de objetos com água parada.

Uma máquina retroescavadeira e dois caminhões caçamba foram utilizados para a retirada de entulhos, sendo recolhidos cerca de 35 toneladas desse material.

O mutirão foi necessário, após o número de casos de dengue no bairro e no município aumentarem muito de janeiro aos primeiros dias de abril deste ano. Neste período, foram registrados 3.289 casos confirmados de Dengue, sendo 246 sinais de alarme, 6 em estado grave e 1 óbito no município de Barra de São Francisco.

Segundo o Secretário de Saúde, Elcimar de Souza Alves, os números de casos da doença são preocupantes e que a população deve ficar atenta às medidas de prevenção. "Esses números da Dengue são preocupantes no Brasil todo. Nós já atingimos até agora, no mês de abril números superiores a todo o ano de 2023, da mesma forma que o país também já ultrapassou o número de casos do ano de 2023. Então, é uma preocupação nossa de orientar e alertar a população, que a Dengue é uma doença preocupante, que se não cuidada ela pode se agravar e leva a óbito. Nós já tivemos óbito no município. Por isso nós precisamos que a população entenda essa necessidade de cuidar de suas casas e seus quintais", declarou o secretário Elcimar.

Este é o terceiro mutirão de limpeza realizado em bairros da sede do município em 2024. Outros mutirões foram realizados nos Bairros Irmãos Fernandes e Campo Novo. Campanhas de conscientização também foram realizadas na feira livre da cidade e nas escolas, além do trabalho rotineiro de visitas as casas realizadas pelos agentes ambientais em saúde e uso do carro fumacê nas vias públicas de bairros da sede e interior do município.

 

CLIQUE E VEJA MAIS IMAGENS DO MUTIRÃO  

 

Como prevenir a Dengue

Dicas simples podem ajudar na prevenção contra dengue dentro da sua residência e assim evitar que sua família seja vítima da doença. São atitudes e medidas que aos serem adotadas no seu dia a dia farão a diferença para toda sociedade.

A principal forma de se prevenir contra dengue é reduzir a infestação do mosquito Aedes aegypti, que é o responsável por transmitir o vírus. Eliminar o criadouro é fácil e pode ser feito em pouco tempo, adotando ações simples do cotidiano.

Evitar água parada em pneus, latas e garrafas vazias sempre é importante, assim como cuidar as plantas e vasos, potes e outros objetivos que acumulam água. Realizar a limpeza regular da caixa d’água e sempre mantê-la fechada, com tampa adequada também entra nesta lista. O cuidado com a sua residência, terreno e lote vai fazer a diferença no combate à doença.

Outro ponto citado por especialistas é a verificação das calhas, retirando por exemplo folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de correr por elas. Colocar lixo em sacos plásticos e manter a lixeira fechada, assim como eliminar entulhos do seu quintal. O pote de água para seu animal de estimação também deve ser trocado com frequência.

Ações simples como eliminar copinhos plásticos, tampas de refrigerante e sacos abertos que possam acumular água ajudam no combate à dengue. Piscinas que não estiverem em uso podem ser cobertas para evitar a proliferação dos mosquitos. Tampar os ralos é mais uma medida recomendada.

Se tiver sendo realizadas obras na residência, sempre é bom estar atento a itens como lonas, carrinhos de mão e betoneiras para não acumularem água. Na lista ainda aparecem as limpezas da bandeja externa da geladeira e da bandeja coletora de água do ar-condicionado.

 

Os principais sintomas da dengue

- Febre alta > 38.5ºC.

- Dores musculares intensas.

- Dor ao movimentar os olhos.

- Mal estar.

- Falta de apetite.

- Dor de cabeça.

- Manchas vermelhas no corpo.

Caso apresente esses sintomas, a pessoa deve procurar uma unidade de saúde no seu bairro e relatar ao médico ou enfermeira da unidade, que solicitará um exame para confirmar a doença e indicar remédios e hidratação para combater os sintomas da Dengue.

Boletim Informativo

Receba novidades por e-mail ou siga nossas redes sociais

  • Ícone do Instagram
  • Ícone do Youtube
  • Ícone do Facebook

Horário de funcionamento

De segunda à sexta, das 08 às 17 horas

Telefone

(27) 37568000

Endereço

Rua Desembargador Danton Bastos, nº 1 - Centro Barra de São Francisco - ES - Cep: 29800-000

Localização

Copyright © Prefeitura Municipal de Barra de São Francisco. Todos os direitos reservados.

Logo da Alphatec Consultoria

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.