Dia Nacional do Pau Brasil é comemorado com visita de alunos de Água Doce do Norte ao Parque Sombra da Tarde

03 de maio de 2024 às 16h34.

O Dia Nacional do Pau-Brasil foi comemorado nesta sexta-feira (3), com visita de alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral Dermeval Leite Ribeiro, do Distrito Santo Agostinho - Água Doce do Norte, ao Parque Municipal Natural Sombra da Tarde, administrado pela prefeitura em Barra de São Francisco.

No local, os estudantes assistiram uma palestra sobre os cuidados com o meio ambiente, puderam conhecer árvores de Pau Brasil, enquanto faziam uma caminhada na trilha que leva ao Memorial "Bosque da Memória", inaugurado no dia 21 de setembro de 2021 em homenagem às vítimas da Covid-19. No final confraternizaram no gramado do parque com um piquenique de guloseimas compartilhado entre os alunos da escola visitante.

A Educadora Ambiental, Zilma Matos, destacou a importância das matas e florestas preservadas para os seres humanos e demais animais que dependem delas. "Elas nos fornecem muito oxigênio. Então, preservar todas essas espécies, e hoje falando do Pau-Brasil, é garantir o direito de vida a todas as outras espécies, como pássaros e animais que vivem nesse ambiente", destacou Matos.

De acordo com a Educadora Ambiental, Carolini Lopes, o Dia Nacional do Pau-Brasil foi instituído em 1978 pela Lei Federal nº 6.607 que definiu a espécie "Paubrasilia enchinata" como Árvore Nacional, firmando o dia 03 de maio como data comemorativa nacional do Pau-Brasil. Segundo a educadora, é muito importante ensinar o valor da preservação para crianças e adolescentes em período escolar. "A importância que a gente sempre passa para as crianças que veem no parque, como educadora ambiental, é preservar, conscientizar e cuidar da natureza, por que sem ela nós não somos nada", afirmou Lopes.

A Professora de História do Ensino Fundamental da escola água-docense, RoseleneValério, que acompanhou os estudantes no passeio ao parque florestal, explicou como surgiu a ideia de trazê-los. "Eu estou trabalhando com eles a letiva sobre saúde nesse primeiro trimestre com alunos do 6º ao 9º ano do fundamental e desde o início, nós falamos com eles sobre a importância da atividade física, a importância da preservação do meio ambiente, desse contato com a natureza e aí surgiu a ideia de vir aqui com eles para fazer a trilha e fazer essa caminhada, junto com a atividade física, respirando um ar puro, conhecendo a natureza e realizar uma alimentação saudável que eles trouxeram para o nosso piquenique. Então esse contato faz com que eles se conscientizem sobre a importância de preservar as árvores e a natureza", explicou Roselene.

CLIQUE AQUI E VEJA A GALERIA DE FOTOS COMPLETA

Os estudantes gostaram do passeio e do contato com a natureza. A aluna do 8º ano, Helena Valério Paiva, de 13 anos falou da experiência positiva que teve na visita ao parque florestal. "Eu achei super interessante, porque conseguiram nos envolver mais com a floresta. Acho crucial esse empenho que a escola e que aqui, têm com o desenvolvimento dos alunos e da floresta. Eu amei o passeio", declarou Helena.

Laura Lauziane Alves da Silva de 12 anos, estudante do 7º ano, também gostou da experiência de visitar o Parque Sombra da Tarde. "Achei muito interessante, porque esse passeio nos trouxe para mais perto da natureza. A gente fica mais tranquila. Achei muito interessante essa reserva e gostei muito do passeio, porque a gente conseguiu aprender muito sobre a natureza, as árvores. Sentir o cheiro da natureza é muito bom", citou Laura. Ela deixou um recado para quem ainda não conhece ou vai pouco no Parque Municipal Natural Sobra da Tarde: "Podem vir conhecer. Indico. Foi muito legal, muito bom. Quero voltar mais vezes, quando puder".

 Antes da chegada dos portugueses no Brasil, o pau-brasil, que posteriormente inspirou o nome do nosso país, ocorria naturalmente nos domínios da Mata Atlântica, desde o Rio Grande do Norte até São Paulo. Muito cobiçada pela coloração avermelhada do interior do seu caule, que era utilizada para tingir tecidos em várias partes do mundo, principalmente na Europa, a quantidade da espécie no Brasil diminuiu bastante, sendo encontrada atualmente em pequenos remanescentes do Bioma da Mata Atlântica, como no Parque Municipal Natural Sombra da Tarde em Barra de São Francisco.

 

 

 

Boletim Informativo

Receba novidades por e-mail ou siga nossas redes sociais

  • Ícone do Instagram
  • Ícone do Youtube
  • Ícone do Facebook

Horário de funcionamento

De segunda à sexta, das 08 às 17 horas

Telefone

(27) 37568000

Endereço

Rua Desembargador Danton Bastos, nº 1 - Centro Barra de São Francisco - ES - Cep: 29800-000

Localização

Copyright © Prefeitura Municipal de Barra de São Francisco. Todos os direitos reservados.

Logo da Alphatec Consultoria

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.