Prefeitura promoveu o 5º passeio com idosos do Projeto Avivar à Lagoa Nova, em Linhares

06 de maio de 2024 às 14h48.

A Prefeitura promoveu no último sábado (4), por meio da Secretaria de Saúde, o 5º passeio do Projeto Avivar à Lagoa Nova, em Linhares. Ao todo foram realizados 9 passeios, desde a inauguração do Projeto, em 2022, sendo 4 em Vitória e 5 em Lagoa Nova. O último antes deste, foi realizado no dia 23 de março. Outros passeios deverão acontecer ao longo de 2024.

Muito animados, 35 idosos participaram da excursão. Eles foram supervisionados por uma equipe de profissionais do Projeto Avivar formados pela Médica, Drª Aline Simões Gama, a Nutricionista, Arlete Pereira de Souza, a Assistente Social, Agraciane da Silva Veríssimo, a Auxiliar de Serviços Gerais, Caroliny Jandre da Silva e pela Coordenadora do Projeto Avivar, Cleidmar de Almeida Rezende, que os acompanharam durante o passeio.

A saída foi às 4 horas da manhã, em frente à Praça Arlindo Pinto da Costa, no Centro de Barra de São Francisco. Com três horas e meia de viagem, às 7 horas e 30 minutos, o ônibus chegou na área da Lagoa Nova, retornando às 16 horas.

Em um ambiente amplo e arborizado, o espaço conta com lanchonete, locais para preparação de churrasco, brinquedos aquáticos e muita sombra, onde os participantes se acomodaram em cadeiras ao redor das mesas, e, desfrutaram de boas conversas com amigos e amigas participantes do projeto.

Mesmo com uma grande área de águas rasas e cristalinas, demarcadas com cordas, a lagoa conta com guarda-vidas, que deram todas as orientações e assistência aos idosos que aproveitaram o dia ensolarado para se refrescar nas águas cristalinas da lagoa.

Quem participou da excursão não precisou arcar com nenhuma despesa, a Prefeitura forneceu transporte com ônibus leito e alimentação com lanches e almoço gratuito para todos.

Segundo a Médica, Drª Aline, o passeio proporciona muitos benefícios para a saúde dos idosos. "Esse passeio ajuda na comunicação social, na interação entre eles. Então isso melhora muito na saúde física e principalmente na saúde mental dos pacientes", destacou Doutora Aline.

De acordo com a Coordenadora do Projeto Avivar, Cleidmar de Almeida Rezende, o passeio é mais um instrumento que aproxima e forma laços de amizades entre os idosos participantes. "Esse passeio é onde eles interagem um com o outro, fazem amizades, trocam telefones. E tem muitos relatos deles, que aqui já fizeram amizades, de um frequentar a casa do outro, que antes não se conheciam", afirmou Rezende.

Felizes com o tratamento recebido no passeio, os idosos aprovaram a viagem à Lagoa Nova. Muitos relataram a satisfação de participar da excursão:

"Esse dia pra mim ficará na história. Eu sempre admirei o projeto e todos trabalham muito bem", elogiou Dilene Rosa de Oliveira, de 68 anos, aposentada e moradora do Bairro Irmãos Fernandes.

"É a primeira vez que vim e tudo está dando certo. Espero que todas as vezes que tiver, voltar, porque estou gostando muito" declarou a senhora Elzi Martins Teixeira, de 71 anos, aposentada e moradora do Centro de Barra de São Francisco.

"Muitos amigos e amigas, tudo irmão aqui e graças a Deus tudo está sendo ótimo", citou a senhora Diva Maria Bastos de Medeiros, de 73 anos, aposentada e moradora do Polo Industrial.

"Maravilhoso, nem vi o tempo passar", resumiu Zilda Rosa Assis, de 69 anos, aposentada e moradora do Bairro Vila Landinha.

"Foi tudo maravilhoso, tivemos um excelente café da manhã, um excelente almoço", citou Helena Rosa de Araújo, de 63 anos e servidora pública do Estado em Barra de São Francisco.

"Excelente, estou louquinha para trazer o meu esposo, mas está ótimo. Não tenho para reclamar", declarou Zenília Gonçalves Silva, de 66 anos, aposentada e moradora do Distrito de Paulista, em Barra de São Francisco.

"Projeto esse, de autoria do Governo Municipal, eu só posso dizer que é uma maravilha", afirmou Cezar José de Oliveira, de 70 anos, aposentado e morador do Bairro Justinópolis.

"Eu aconselho que as pessoas que são cadastradas neste projeto, não devem perder nenhuma oportunidade, porque é muito bom", destacou Creuzenir do Carmo Martins Alves, de 60 anos, Dona de Casa e moradora do Bairro Irmãos Fernandes.

Os idosos com idade de 60 anos acima, que quiserem se inscrever no Projeto Avivar, podem procurar a sede da instituição na rua Henrique Fanti, 316, no bairro Nova Barra. O atendimento é de segunda a quinta-feira das 8 às 17 horas e na sexta-feira das 8 às 16 horas.

É preciso apresentar os seguintes documentos:

Carteira de Identidade;

CPF;

Cartão SUS e AMA;

Comprovante de residência.

Sobre o Projeto Avivar

Inaugurado no dia 11 de fevereiro de 2022, o projeto foi idealizado pelo prefeito Enivaldo dos Anjos e atualmente conta com mais de 1.100 idosos inscritos, que

são atendidos na sede, em Cachoeirinha de Itaúnas, em Vargem Alegre e em Córrego Itá, ambos distritos de Barra de São Francisco.

Várias atividades são realizadas para desenvolver e manter a saúde dos usuários do projeto, dentre elas: Aulas de aeróbica e de zumba em dias específicos durante a semana e no sábado, exercícios físicos em academias da cidade, hidroginástica em piscina ao longo da semana e danças de forró no domingo à tarde, além de passeios durante o ano e rodas de conversas orientativas ligadas a saúde e aos direitos dos idosos.

Atualmente o projeto conta com atendimento de assistente social, médico, psicólogo, enfermeira e nutricionista.

CLIQUE AQUI E VEJA A GALERIA DE FOTOS  COMPLETA DA VIAGEM