Saúde e Projeto Avivar promovem Mutirão de Atendimentos em Rio do Campo

08 de maio de 2024 às 16h17.

A Secretaria de Saúde em parceria com o Projeto Avivar, da Prefeitura de Barra de São Francisco, realizou durante todo o dia desta quarta-feira (8), um Mutirão de Atendimentos a moradores do Rio do Campo.

Com início às 8 horas da manhã e encerramento às 16 horas, o evento foi realizado na sede da Associação de Agricultores do Rio do Campo, ao lado do Posto de Saúde Manoel Ferreira.

Os atendimentos realizados foram: Vacinação para todas as idades, aferição de pressão, pesagem, consultas com médico clínico geral, psicólogo, nutricionista, assistente social, enfermagem e educadores físicos. Ao todo, durante o mutirão, foram realizados 28 cadastros, desses 28 foram atendidos pela enfermeira e pela médica, 26 pela nutricionista, 21 pelo psicólogo e 9 pela assistente social. Na ação, ainda foram aplicadas 53 vacinas contra influenza, 15 Dt's, 1 HPV e 1 DTP.

No local, os idosos também puderam fazer o cadastro para participarem do Projeto Avivar, onde poderão participar das atividades e atendimentos do projeto em qualquer uma das sedes do Avivar no município.

Segundo o Secretário de Saúde, Elcimar de Souza Alves, que acompanhou de perto os atendimentos, o objetivo do mutirão é facilitar o acesso dos moradores aos serviços de saúde. "Nós viemos aqui para a Associação do Rio do Campo, para facilitar o atendimento, principalmente das pessoas mais idosas. Nós estamos num período em que as pessoas que moram na zona rural estão muito atarefadas com a colheita do café e nesse período, elas têm dificuldades de se deslocarem, então nós estamos aqui realizando consultas, atendimentos psicológicos, de assistência social, de enfermagem e também de vacinas. Então nós estamos trazendo esses serviços para o Rio do Campo", afirmou Elcimar.

A Coordenadora do Projeto Avivar, Cleidmar de Almeida Rezende, falou da missão do mutirão realizado no Rio do Campo. "Esse é o cuidado que nós estamos tendo, levar a saúde até o homem do campo para ele trabalhar melhor”, explicou Rezende.

Os pacientes que foram atendidos aprovaram o mutirão. "Isso aí é bom que vem ajudar o homem do interior, o homem do campo, porque ao invés dele ir até a cidade, trazendo o atendimento para mais perto é bem melhor. Saúde é bom demais", afirmou Valmir Fanti, morador do Córrego Esquerdo.

CLIQUE AQUI E VEJA A GALERIA DE FOTOS COMPLETA

"Gostei muito, foi muito bom, já olhei a pressão, vacinei e agora vou passar pela psicóloga", exclamou a senhora Nelzita Breder de Almeida Correia, moradora do Córrego do Ouro.

"Graças a Deus, é um privilégio que a gente tem, dessa equipe aqui para atender a gente, principalmente por já não termos que ir lá na cidade. Então, isso é muito importante pra gente" declarou o senhor Lenicio Luciano Pinto, morador de Córrego Rio do Campo.

"Pra mim principalmente, porque eu faço tratamento e o acompanhamento vai ser muito bom" destacou a senhora Ozineia Borges Mayrinch, moradora de Córrego Santa Cruz.

"O pessoal é muito bom. Estão atendendo a nós muito bem e com todo o carinho, eles estão cuidando da saúde das pessoas idosas" elogiou a senhora Anatozi Stefanon, moradora de Córrego Rio do Campo.

A Agente Comunitária de Saúde da região no Rio do Campo, Natália de Lazziri Stefanon, falou da alegria de receber o mutirão. "Eu estou agente de saúde há 8 anos aqui nessa região e atendo em média 150 famílias. É muita alegria para mim, como agente de saúde da comunidade, receber essa equipe com multiprofissionais, que estão atendendo a nossa população com qualidade, com carinho e o povo fica muito feliz e satisfeito", agradeceu Natália.

Um outro Mutirão de Atendimentos promovido pela Secretaria de Saúde em parceria com o Projeto Avivar, foi realizado na Associação de Agricultores do Córrego do Itá, no dia 28 de fevereiro deste ano. Na ocasião vários serviços de saúde semelhantes aos de hoje, também foram ofertados a população local.

Atendimentos