Na última sexta-feira, dia 16, a Prefeitura de Barra de São Francisco, por meio da Secretaria Municipal de Educação, participou de uma significativa formação continuada no município de Pinheiros/ES. O evento, realizado a convite do secretário municipal de Educação de Pinheiros, professor Udison Brito Oliveira, teve como público-alvo os profissionais das salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE), cuidadores e professores da APAE local.
O encontro foi repleto de momentos de escuta, reflexão e aprendizado coletivo, evidenciando o compromisso das gestões de Barra de São Francisco e Pinheiros em promover uma educação inclusiva, participativa e transformadora. Delma Ker, assessora especial do governo e representante da Secretaria Municipal de Educação, compartilhou saberes e experiências adquiridos por meio das ações da rede municipal de ensino de Barra de São Francisco, destacando o compromisso da Secretaria com a inclusão e a valorização da diversidade nas escolas.
Entre os principais pontos abordados, destacou-se o compartilhamento de práticas exitosas, incluindo propostas de rotina pedagógica adaptada para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), fundamentadas em estratégias que têm sido eficazmente implementadas nas unidades escolares de Barra de São Francisco. A troca de experiências entre os profissionais foi considerada essencial para aprimorar a qualidade da educação inclusiva.
Durante sua fala, Delma Ker expressou sua gratidão pela oportunidade de contribuir, não apenas como educadora, mas também como uma mãe de criança com necessidades especiais. Ela ressaltou a importância da participação da família no processo educacional e como sua vivência como mãe fortalece seu olhar humano e acolhedor em relação à causa. A assessora também enfatizou o papel estratégico da Secretaria de Educação de Barra de São Francisco na construção de pontes entre a escola e a família. Segundo ela, a criação de espaços de diálogo e o estímulo à escuta ativa são fundamentais para garantir o pleno desenvolvimento dos alunos, especialmente aqueles que requerem atenção especializada. "A colaboração e o compartilhamento de experiências são essenciais para transformar a realidade educacional das crianças com TEA. Quando escola e família caminham juntas, quem mais ganha é o aluno", afirmou Delma Ker.
O evento, portanto, confirmou a união de esforços entre as instituições educacionais em prol de uma educação mais inclusiva e humanizada
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