IBGE ABRE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOAL PARA TRABALHAR NO CENSO 2021

19 de fevereiro de 2021 às 00h00.

O IBGE publicou no último dia 18 de fevereiro, dois editais para contratar temporariamente 204.307 pessoas para trabalhar na organização e na coleta do Censo Demográfico 2021. São oferecidas 181.898 vagas para recenseador, 16.959 para agente censitário supervisor (ACS) e 5.450 para agente censitário municipal (ACM) em 5.297 municípios do país. Os quadros de distribuição das vagas estão disponíveis para consulta no site do Cebraspe, empresa organizadora dos processos seletivos. No Espírito Santo, o IBGE abriu 4.061 vagas, sendo 3.635 para recenseador e 426 para ACS e ACM. Serra (502), Vila Velha (482), Cariacica (380), Vitória (363), Cachoeiro de Itapemirim (210), Linhares (166), Colatina (126), Guarapari (125) e São Mateus (124) são os municípios capixabas com maior número de vagas. (Confira as vagas por município no fim do texto.) As inscrições para ACM e ACS começam nesta sexta-feira (19) e vão até 15 de março. Já para recenseador, as inscrições serão realizadas de 23 de fevereiro a 19 de março. Para concorrer a função de recenseador, o candidato deve ter nível fundamental completo, e para ACM e ACS, ensino médio concluído. No ato da inscrição, o candidato poderá escolher a área de trabalho e em qual cidade realizará a prova. A taxa de inscrição (R$ 39,49 para ACM e ACS, e R$ 25,77 para recenseador) poderá ser paga pela internet ou fisicamente em qualquer banco ou casa lotérica. As vagas são temporárias e os contratos terão duração prevista de três meses para a função de recenseador e de cinco meses para ACM e ACS, podendo ser renovados de acordo com as necessidades do IBGE e a disponibilidade orçamentária. A contratação temporária é regida pela Lei nº 8.745/1993.

O Processo Seletivo Simplificado para trabalhar no Censo 2021 já está disponível.

O município de Barra de São Francisco possui 47 vagas no total:

Agente Censitário Municipal: 1 vaga

Agente Censitário Supervisor: 4 vagas

Recenseador: 42 vagas

Os editais podem ser acessados nos links abaixo:

Seguem em anexo mais informações.