Diretores recebem treinamento para acompanhar estudantes que serão avaliados no Programa de Avaliação Básica do Espírito Santo (PAEBES)

22 de outubro de 2021 às 00h00.

O treinamento aconteceu nessa quinta (21 de outubro), no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), sob coordenação local das servidoras Daniele Moura Rosa e Márcia Amorim, e o objetivo é capacitar os diretores da rede para que possam aplicar a avaliação do PAEBES, a ser realizada nos dias 28 e 29 de outubro e 4 e 5 de novembro, visando averiguar o índice de aprendizado do estudante com base na série em que o mesmo está inserido. O resultado da prova aponta o grau de desenvolvimento da educação de cada município a nível de Estado e também beneficia as escolas com verbas.

O PAEBES é realizado pelo governo do Estado em parceria técnico pedagógico com o Centro de Políticas Públicas da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF) – MG, e acontece desde 2009.

Quais anos e disciplinas são avaliados pelo PAEBES?

Aplicado anualmente, avalia de modo censitário os alunos dos 1º, 2º, 3º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª Série do Ensino Médio nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Além disso, em anos alternados a partir do 9º ano do Ensino Fundamental também é avaliado o desempenho em Ciências Humanas e Ciências da Natureza (a partir do 9º ano do Ensino Fundamental).