População continua envenenando cães de rua em Barra de São Francisco; crime dá multa e até 5 anos de cadeia

29 de março de 2022 às 16h53.

A agente de Endemias Patricia Viana, estava trabalhando nas proximidades do Sindicato Patronal nesta segunda-feira, 28, quando visualizou dois cachorros agonizando e solicitou a visita do chefe da Vigilância Epidemiológica, Gelder Daniel da Silva, que foi ao local, e prestou os primeiros socorros aos animais, que estavam em estágio de envenenamento avançado.

Os dois animais foram levados para o setor de Vigilância, porém, como a situação deles já era crítica, ambos terão que ser sacrificados.

Há que se ressaltar que a Vigilância Epidemiológica ainda não possui setor específico (zoonoses) para prestar cuidados aos animais de ruas, mas os agentes fizeram de tudo para salvar a vida dos animais, inclusive comprando medicamento com recursos próprios.

A Vigilância Epidemiológica e a Prefeitura de Barra de São Francisco vêm buscando forma de implantar um serviço de cuidados com os animais de rua, mas, enquanto isso não acontece, é preciso ressaltar que a pena para o crime de maus-tratos a cães e gatos foi agravada com o advento da Lei 14.064/20, que prevê prisão de 2 a 5 anos, multa e proibição da guarda do animal.