Incutir nos jovens francisquenses valores morais, criando consciência quanto aos danos da violência familiar e social, do uso de drogas ilícitas, como maconha, crack e outras e também das drogas chamadas lícitas, como o álcool e cigarro que, não raro, são a porta de entrada para o crime e o consumo de drogas ilícitas, além de promover o respeito ao meio ambiente. Em resumo, esse é o objetivo do Projeto Jovem do Futuro, voltado para jovens de 13 a 17 anos, que estará sendo lançado em breve pela Prefeitura de Barra de São Francisco, através da Secretaria Municipal de Defesa Social, Trânsito e Guarda Municipal, sob a coordenação do subsecretário municipal de Comunicação, Romildo Alves Ferreira. O projeto de lei 1.198/21 foi aprovado no final do ano passado pela Câmara Municipal de Vereadores e sancionado pelo prefeito Enivaldo dos Anjos.
O projeto Jovem do Futuro está em fase de estruturação e contará com a parceria da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, da Secretaria Municipal da Mulher, Habitação e Assistência Social, e da Secretaria Municipal do Meio ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
A Secretaria de Esportes e Lazer já cedeu uma quadra, onde serão desenvolvidas atividades físicas, além de palestras, seminários, debates, aulas sobre cidadania, preservação do meio ambiente, criminologia, noções de saúde e primeiros socorros.
Os jovens que ingressarem no projeto, de início, receberão uma ajuda de custo de R$ 320,00, o que corresponde a 10 Unidades de Referência (UR) do município.
Para participar, esses jovens deverão ter renda mínima familiar inferior a três salários mínimos, estarem matriculados em escola pública e participando das atividades curriculares. Possuir pessoas com deficiência em seu vínculo familiar direto também é requisito para entrar no projeto, embora não seja limitante. Os jovens desenvolverão as atividades em turnos diferentes dos turnos escolares, ou seja, quem estuda pela manhã participa do projeto à tarde e vice-versa.
“Já temos um instrutor, o tenente PM da reserva, Gilmar Dutra, que possui grande experiência na área e irá dar aulas e promover atividades junto aos jovens, com apoio do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Ministério Público, entre outros órgãos”, informou o subsecretário Romildo.
Banda marcial
Outra atividade do projeto será a formação de uma banda marcial, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. “Queremos criar uma banda marcial de altíssimo nível, capaz de incutir nesses jovens o interesse pela música e pelos valores cívicos, inclusive com a participação em desfiles cívicos que venham a acontecer no município”, finalizou Romildo.
.
Receba novidades por e-mail ou siga nossas redes sociais
De segunda a sexta, das 8h às 11h e 13h às 17h
(27) 37568000