Projeto, que pretende resgatar a cidadania de jovens de 13 a 17 anos de famílias com histórico de vulnerabilidade social abriu inscrições nesta quinta-feira, 10, no Procon de Barra de São Francisco
A Secretaria Municipal de Serviços e Limpeza Pública da prefeitura de Barra de São Francisco, deu início hoje, sexta-feira 11, a limpeza da quadra de esportes do bairro Irmãos Fernandes, nas proximidades do antigo matadouro, para abrigar o Projeto Jovem do Futuro.
O subsecretário de Comunicação e Coordenador Geral do Projeto jovem do Futuro, Romido Ferreira, destacou a importância da retomada desse espaço público para abrigar um projeto de recuperação da cidadania, dar oportunidades de desenvolvimento físico, emocional e social aos jovens francisquenses em situação de vulnerabilidade social.
O Projeto Jovem do Futuro busca incutir nos jovens francisquenses valores morais, criando consciência quanto aos danos da violência familiar e social, do uso de drogas ilícitas, como maconha, crack e outras e também das drogas chamadas lícitas, como o álcool e cigarro que, não raro, são a porta de entrada para o crime e o consumo de drogas ilícitas, além de promover o respeito ao meio ambiente.
Voltado para jovens de 13 a 17 anos, o projeto abriu inscrições nesta quinta-feira, 10, na sede do Procon Municipal, na rua Prefeito Manoel Gonçalves, 517, atrás da Primeira Igreja Presbiteriana de Barra de São Francisco, no centro da cidade, das 8h às 11h e das 13h às 17h. É preciso levar documentos pessoais do adolescente e seu responsável. O projeto começa com 50 jovens e deve chegar a 200 o mais rápido possível.
O projeto Jovem do Futuro terá como coordenador específico, Gilmar Américo Dutra, e apoio do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Ministério Público, e a parceria das Secretarias Municipais de Esportes e Lazer, Cultura e Turismo, da Mulher, Habitação e Assistência Social e do Meio ambiente.
O jovem que ingressar no projeto, receberá uma ajuda de custo de R$ 320,00, o que corresponde a 10 Unidades de Referência (UR) do município.
Para participar, o jovem deverá atender:
renda mínima familiar inferior a três salários mínimos;
estar matriculado em escola pública e participar das atividades curriculares;
possuir pessoas com deficiência em seu vínculo familiar direto também é requisito para entrar no projeto, embora não seja limitante;
o jovem desenvolverá as atividades em turnos diferentes dos turnos escolares, ou seja, quem estuda pela manhã participa do projeto à tarde e vice-versa.
Banda Marcial
Outra atividade do projeto será a formação de uma banda marcial de altíssimo nível, capaz de incutir no jovem o interesse pela música e pelos valores cívicos, inclusive com a participação em desfiles cívicos que venham a acontecer no município, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
Receba novidades por e-mail ou siga nossas redes sociais
De segunda a sexta, das 8h às 11h e 13h às 17h
(27) 37568000