Semed lança Projeto de Apoio ao Desenvolvimento da Aprendizagem para recuperar o atraso da pandemia

De acordo com a secretária municipal de Educação, Delma Ker, pandemia causou atrasos e dificuldades de aprendizagem para cerca de 70% dos estudantes da rede municipal de ensino

02 de maio de 2022 às 15h36.

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) está iniciando esta semana um novo projeto para recuperar conteúdos defasados dos alunos da rede que voltaram à aulas 100% presenciais, mas tiveram muitas perdas de aprendizado durante os dois anos da pandemia.

“Nós reunimos os gestores das escolas oferecem o ensino fundamental de 1º ao 9º ano para traçarmos juntos algumas metas prioritárias e, além de outras pautas, debatemos a pauta norteadora, o Projeto de Apoio ao Desenvolvimento da Aprendizagem, um projeto que busca reforçar o ensino e criar novas possibilidades de aprendizado”, explica a secretária Delma do Carmo Ker e Aguiar.

“Nos últimos dois anos o aluno construiu quase nada devido às dificuldades de acesso a internet ou outras perdas pelas quais a família passou, como questões econômicas, desemprego, psicossociais (perdas de parentes como pais, avós), tudo isso comprometeu muito o resultado da aprendizagem na rede”, observa Delma.

E continua: ‘Vimos que em muitas salas nós tempos aproximadamente 70% dos alunos abaixo do rendimento esperado para o ano em curso. Neste projeto, que foi autorizado pelo prefeito Enivaldo dos Anjos, cada escola deverá, agora, fazer um levantamento a organização de seus horários para oferecer aulas de reforço em contraturno”.

Delma salienta ainda que o projeto vai depender muito das famílias, que precisam entender que é importante enviar os filhos para a escola nesses horários, para atendimento individualizado.

‘Vamos fazer um atendimento mais intencional, em cima da dificuldade do aluno, que nem sempre é possível fazer no horário normal, na aula regular do aluno, devido às turmas terem um número elevado de crianças e também muitas crianças com deficiências, que precisam de atendimento especializado e não são da sala de AEE (Atendimento Especial). São crianças que desenvolveram várias síndromes devido à pandemia e, agora, apresentam atraso na linguagem, na escrita e no raciocínio lógico, o que compromete todas as disciplinas”, finaliza.