Avaliação do Projeto Educação em Movimento mostra efeitos nefastos da pandemia de Covid-19 em Barra de São Francisco

22 de junho de 2022 às 09h04.

Passados cerca de 60 dias da apresentação do diagnóstico da rede municipal de ensino, através do projeto Educação em Movimento, feito com alunos do 2º ao 9º ano das 31 escolas municipais, a Secretaria Municipal de Educação (Semed), apresentou nesta terça-feira, 21, os resultados da primeira avaliação dos alunos da 4ª e 5ª séries e o resultado pode ser considerado um verdadeiro ‘tsunami’ sobre o aprendizado.

Reunida com a maioria dos profissionais que estão na condução do processo de aprendizado na rede, a secretária municipal de Educação, Delma do Carmo Ker e Aguiar, foi bem clara: “A reunião de hoje não é das mais confortáveis, o motivo de estarmos aqui é por causa das enormes dificuldades causadas pela pandemia”, disse ela logo na abertura dos trabalhos.

Após exibir um vídeo em que procurava mostrar a questão da ‘invisibilidade’ de algumas pessoas, na tentativa de mostrar que os educadores e educadoras terão que fazer um grande esforço para ajudar as crianças a recuperarem o tempo perdido na pandemia, ela passou a exibir os comparativos entre o diagnóstico feito em março e a primeira avaliação, feita agora.

“Nós temos consciência de que nós caímos, mas precisamos nos reerguer, nos recuperar”, disse ela sobre o resultado da avaliação do Saeb/Ideb que será realizada ainda este ano.

A certeza se dá pelo resultado da avaliação obtida tanto nas escolas do interior quanto as urbanas. Praticamente nenhuma delas atingiu um nível satisfatório de aprendizado.

A medição se faz em três níveis: abaixo do básico, básico e adequado. E na avaliação apresentada ontem a maioria das escolas, sequer tinha alunos dentro do ideal, ou seja, no nível adequado de aprendizagem e, mesmo no nível básico a situação não é das melhores.

Delma relatou sua preocupação com as crianças – ‘A dor do nosso aluno tem que ser nossa‘ – que na maioria das vezes não consegue aprender porque tem problemas familiares, perdeu a avó na pandemia, a mãe e o pai têm que trabalhar e não conseguem ajudar nos trabalhos escolares, entre outros fatores.

“Nossa esperança é que professores e pedagogos consigam identificar onde podemos melhorar. Mudar o que é preciso e nós temos que dar a essas crianças a oportunidade de futuro. Elas dependem de nós”, disse.

Em abril a secretária já tinha demonstrado, no diagnóstico da rede, que nos dois últimos, nenhum aluno chegou ao nível ‘adequado’ – aproveitamento de 90% a 100% de aprendizagem das disciplinas Matemática e Língua Portuguesa, que são avaliadas nas provas do sistema.

“Com essas avaliações do nosso desempenho, podemos ver onde tivemos mais fragilidades, saber como podemos crescer, como podemos melhorar nosso desempenho. O número de professores novatos na rede aumentou muito, professores que não têm experiência, que precisam de orientação e nós, que somos mais antigos, diretores, pedagogos, temos que apoiar, lapidar as ideias dos novatos”, explica.

Aumento dos alunos

A secretária destacou ainda que cerca de 200 novas famílias chegaram ao município neste início de ano e houve um aumento inesperado do número de alunos nas escolas, sendo que em uma escola foram mais 22 alunos de uma vez.

“São muitas famílias de municípios próximos. Para se ter uma ideia, só no bairro Colina chegaram oito famílias Mantenópolis, temos pelo menos 15 famílias de Água Doce do Norte que se mudaram para Barra de São Francisco, sem contar gente de vários outros municípios capixabas, próximos ou distantes e de Pernambuco, Rondônia, Rio de Janeiro”, exemplifica.

Para Delma, o ano de 2022 será um ano muito complicado na rede municipal de ensino, exigindo muita dedicação dos profissionais e a preparação para o ano que vem, quando os problemas poderão ser mitigados.