Receita da Prefeitura cresce 37,56% em nove meses aponta o painel Transparência

22 de junho de 2022 às 15h46.

A receita mensal da Prefeitura de Barra de São Francisco teve um crescimento de 37,56% nos últimos nove meses, ou seja, desde agosto do ano passado. A arrecadação municipal em maio deste ano, segundo painel divulgado pelo prefeito Enivaldo dos Anjos nas redes sociais, foi de R$ 16.304.580,04, contra R$ 13.089.152,86.

No mesmo período, as despesas subiram 29,85%, passando de R$ 11.852.442,26 em agosto do ano passado para R$ 13.390.066,08 em maio deste ano.

O novo painel, denominado Transparência, mostra, por exemplo, que o município está gastando três vezes mais com dívidas trabalhistas (INSS e FGTS) em maio deste ano. Em agosto de 2021 o município gastou R$ 342.506,00 com o pagamento do INSS e FGTS dos servidores, inclusive o parcelamento de dívidas anteriores. Em maio deste ano o valor saltou para R$ 1.155.821,14.

Outra dívida equacionada pela Prefeitura e que aumentou substancialmente, foi a de energia elétrica. O município gastava, em agosto do ano passado, R$ 96.352,00 com energia elétrica e, em maio último esse valor subiu para R$ 306.683,00.

O painel Transparência traz todos os detalhes das finanças municipais, discriminando o total arrecadado, com suas respectivas fontes, e também o total de despesas, igualmente detalhando como é gasto o dinheiro do contribuinte.

Para o prefeito Enivaldo dos Anjos, prestar contas à população é obrigação do gestor. O detalhamento de cada receita ou despesa constante da planilha, agora pode ser conferido numa aba própria do Portal da Transparência da Prefeitura ou na Controladoria Municipal.

“Uma boa parte da população tem habilidade para usar as mídias digitais e vai poder conferir tudo no Portal da Transparência. Espero que a população participe, fiscalize e investigue se está correto. O dinheiro é do povo da cidade e é a ele que devemos prestar contas”, reconhece Enivaldo.