Barra de São Francisco recebe caminhão compactador de lixo da Sedurb em regime de concessão de uso

01 de julho de 2022 às 15h37.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), entregou, na tarde dessa quinta-feira, 30, um caminhão compactador para Resíduos Sólidos Urbanos ao município de Barra de São Francisco.

O veículo foi entregue em regime de concessão de uso, e tem capacidade 15 metros cúbicos por ciclo de coleta, o que representa uma capacidade de cobertura diária entre 9.500 e 49.500 habitantes, de acordo com a duração dos turnos do trabalho de coleta utilizados por cada município. Os contratos de Concessão de Uso têm vigência de 120 meses, sem a necessidade de contrapartida por parte do município.

“Com o veículo novo, o serviço público de coleta de resíduos sólidos será prestado com maior eficiência, garantindo mais agilidade e continuidade dos serviços. Os municípios precisam de apoio para modernizar as suas frotas, e o Governo do Estado, conforme as diretrizes e estratégias do cenário promissor do Plano Estadual de Resíduos Sólidos – PERS, vem promovendo, principalmente com os mais necessitados, a crescente e contínua ampliação dos índices de cobertura da coleta dos Resíduos Sólidos Urbanos, em busca da universalização”, destacou o secretário de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Octavio Guimarães.

Foram entregues 30 caminhões compactadores a 30 municípios, um investimento total de R$ 14.312.998,00 e o custo unitário de cada caminhão é de:  6 metros cúbicos – R$ 414 mil, 10 metros cúbicos – R$ 479 mil e 15 metros cúbicos – R$ 553 mil.

O Governo do Estado opera o Programa Espírito Santo Sem Lixão, conforme as diretrizes e estratégias do Plano Estadual de Resíduos Sólidos (PERS). O principal objetivo do programa é a erradicação dos lixões do território capixaba, por meio de sistemas regionais de destinação final adequada de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU), considerando também, neste contexto, a continuidade do funcionamento dos atuais sistemas que estão atendendo alguns municípios de forma sustentada e que foram implantados pela iniciativa privada.