Governador participa da primeira audiência pública do Orçamento Estadual nesta quarta-feira, 13, na Câmara Municipal

12 de julho de 2022 às 15h01.

O governador do Estado, Renato Casagrande, estará presente em Barra de São Francisco nesta quarta-feira, 13, para a primeira das cinco reuniões presenciais visando à elaboração do Orçamento de 2023. As audiências públicas são coordenadas pela Secretaria de Economia e Planejamento (SEP) e nelas cidadãos das dez microrregiões do Estado poderão dialogar com a equipe de Governo para apresentar suas propostas e sugestões à peça orçamentária.

Em Barra de São Francisco, a audiência presencial será realizada das 13h às 16h30, na Câmara Municipal. As demais reuniões serão realizadas nos municípios de Colatina, no dia 14; Serra (15), Cachoeiro de Itapemirim (20) e Venda Nova do Imigrante (21), reunindo cidadãos das demais microrregiões do Estado.

A presença do governador foi informada na tarde desta terça-feira, 12, pelo prefeito de Barra de São Francisco, Enivaldo dos Anjos.

"Esta reunião contará com a presença do governador Renato Casagrande, quando será debatido a aplicação dos recursos na região noroeste, compareça", convida o prefeito anfitrião.

Estarão presentes representantes dos municípios da região Noroeste - Águia Branca, Água Doce do Norte, Barra de São Francisco, Ecoporanga, Mantenópolis, Nova Venécia e Vila Pavão - e da região Nordeste - Boa Esperança, Conceição da Barra, Jaguaré, Montanha, Mucurici, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo e São Mateus.

Site

Em todos os cinco encontros, os cidadãos registrarão no site orcamento.es.gov.br propostas e destaques aos desafios que, na visão da população, devem ser priorizados pela Administração Estadual na elaboração da peça orçamentária do próximo ano. Esse tipo de participação, no processo de elaboração dos orçamentos, é previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Ao acessar orcamento.es.gov.br, após escolher a microrregião de seu interesse, basta que a pessoa clique na área estratégica para a qual deseja contribuir, destacar o desafio que considerar de maior relevância e registrar sua proposta.

O resultado de uma audiência pública subsidia a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA), que é compatível com o Plano Plurianual (PPA). A LOA é o instrumento de planejamento de curto prazo utilizado pela administração pública para estimar todos os recursos que serão arrecadados (receita), e fixar os valores a serem aplicados (despesas) em um determinado exercício financeiro.

Cronograma dos encontros presenciais:

13/07 (quarta-feira)

Microrregiões: Noroeste e Nordeste

Local: Barra de São Francisco

Endereço: Câmara Municipal de Barra de São Francisco, Rua Tiradentes, Nº 205, Bairro Irmãos Fernandes

14/07 (quinta-feira)

Microrregiões: Centro-Oeste e Rio Doce

Local: Colatina

Endereço: SEST- SENAT, Rua Fidelis Ferrari, S/N, Bairro Lacê

15/07 (sexta-feira)

Microrregião: Metropolitana

Local: Serra