O tenente BM Peçanha, do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES), esteve em Barra de São Francisco na tarde desta segunda-feira, 18, fazendo uma palestra sobre a importância das ações de combate a incêndios e as maneiras corretas de fazê-lo, para servidores municipais da Defesa Civil, Meio Ambiente e Guarda Municipal Civil, dentro do Operação Guardiões do Bioma, que foi lançada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, com foco no combate a incêndios florestais, principalmente nas áreas de Mata Atlântica, principal bioma do Espírito Santo.
Acompanhado de um grupo de Bombeiros Voluntários – ele próprio veio de Cachoeiro do Itapemirim – de municípios diversos, como Aracruz, São Mateus e Nova Venécia, ele fez uma palestra muito didática sobre os instrumentos legais de prevenção e punição contra incêndios florestas, na sede do Parque Natural Municipal Sombra da Tarde (PMNST).
Logo após a palestra, assistida também por Bombeiros do Posto Avançado dos Bombeiros em Barra de São Francisco, o tenente comandou um exercício simulado de combate ao fogo em estágio inicial, à margem da ES-080/381, nas proximidades da Vila Luciene, onde utilizaram a estratégia de combate de fogo contra fogo em uma vegetação rasteira, utilizando abafadores e água.
Os voluntários explicaram que o CBMES está fazendo essa atividade em todo o Estado, utilizando voluntários que vão aos municípios onde existem unidades do Corpo de Bombeiros para apresentar a palestra, com números sobre queimadas, leis utilizadas para coibir e punir incendiários, entre outros aspectos.
Para os membros da Defesa Civil de Barra de São Francisco, a palestra foi muito produtiva e trouxe informações importantes para o trabalho deles que, quase sempre, atuam juntos aos Bombeiros no combate a incêndios em Barra de São Francisco.
A secretária municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Lislei Moreira Batista, também classificou como muito importante para a sua pasta, a palestra, que trouxe conhecimento de mecanismos para multar quem promove incêndios e também fazer a prevenção das queimadas.
Essa é a segunda edição da Operação Guardiões do Bioma com foco no combate a queimadas e incêndios florestais. De acordo com o Ministério da Justiça, serão investidos R$ 77 milhões nas ações contra o fogo, investigação dos crimes ambientais e equipamentos de contenção de incêndios como Pickups 4 x 4 com kits de combate ao fogo, embarcações com motor, reboque, drones e GPS.
As operações são realizadas no Acre, Amazonas, Amapá, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima e Tocantins.
Entre as ações também serão monitorados diagnósticos de riscos, elaboração, revisão e validação de planos, matrizes e protocolos integrados, além da avaliação de resultados para propor medidas corretivas e preventivas. (Da Redação com CBMES)
Receba novidades por e-mail ou siga nossas redes sociais
De segunda a sexta, das 8h às 11h e 13h às 17h
(27) 37568000