SEMTE reconstrói ponte sobre o córrego Ypiranga no bairro Vila Vicente

01 de agosto de 2022 às 15h07.

Décadas de abandono estão sendo deixadas para trás com o trabalho de reconstrução de uma ponte sobre o córrego Ypiranga, no final da avenida Celso Schwab Tagarro, no bairro Vila Vicente, pela Secretaria Municipal de Transportes e Estradas (SEMTE), perto da Cesfa/Faculdade Unopar, iniciada nesta segunda-feira, 1º de agosto.

Na residência que será diretamente beneficiada, vive uma família que já tem três gerações.

A filha do senhor João Antônio Pereira, Serlei Pereira do Nascimento, disse que está muito feliz com a realização da obra, que vinha sendo reivindicada há anos e irá resolver o problema de deslocamento de toda a família.

“Temos que agradecer, demorou bastante, mas o prefeito Enivaldo dos Anjos olhou pra nós. Meu pai tem muitos problemas de saúde, e o acesso que nós tínhamos era essa ponte, com a construção de uma ponte nova, vai facilitar muito”, agradeceu Serlei.

Estão trabalhando na obra, os servidores, Júlio Cezar, Valdeir Rosa de Almeida, Jacy da Silva Belo e Vinícius Vargas.

Córrego praticamente desapareceu

O córrego Ypiranga, que deu nome ao bairro Ypiranga, à margem da ES-080/381, à direita de quem vai em direção a Águia Branca, foi ‘engolido’ ao longo dos anos pela construção de imóveis e, atualmente, apenas um pequeno trecho dele ainda é visível, mas já não tem água perene.

Na época das chuvas, essa parte visível acaba provocando inundações na avenida Celso Schwab Tagarro, chegando mesmo a inundar a sede do Cesfa/Unopar e residências próximas.

De acordo com informações colhidas pela nossa reportagem, o córrego percorre um trecho de mais de um quilômetro de galerias subterrâneas, até atravessar a rua Julio Scardine, por baixo da sede da Igreja Maranata, segue margeando a rua Antônio Lopes Sobrinho, até alcançar o rio Itaúnas pouco abaixo da ponte da Vila Landinha.