Balanço do mês de julho do Projeto Avivar mostra crescimento das ações e do número de idosos cadastrados

01 de agosto de 2022 às 16h17.

Com cerca de cinco meses de implantação o Projeto Avivar vem aumentando a quantidade e a qualidade dos serviços prestados a cada dia que passa.

Nesta segunda-feira, 1º de agosto, a coordenadora geral do projeto, Cleidimar de Almeida Rezende, a Cleidinha, publicou um balanço das ações realizadas no mês de julho e agradeceu, mais uma vez, o apoio do prefeito Enivaldo dos Anjos e a união de toda a equipe multidisciplinar pelo o sucesso alcançado.

“Já temos 480 idosas e idosos cadastrados e o número vem aumentando com a inauguração de núcleos nos distritos”, observa Cleidinha.

Só em atendimentos especializados, foram feitos:

43 atendimentos de nutrição (Arlete);

69 atendimentos psicológicos (Nathália);

130 atendimentos de enfermagem (Bárbara);

93 atendimentos médicos (Dr. Eduardo Jório);

30 atendimentos médicos Dra. Aline Simões);

432 exames médicos autorizados para os idosos;

19 encaminhamentos para atendimento médico especializado.

Além disso, foram realizadas as seguintes atividades:

• Quarta Roda de Conversa com o tema: Hipertensão e Diabetes, participaram: a assistente social Agraciene, nutricionista Arlete, médica Aline Simões Gama, a enfermeira Barbara Augusta Ribeiro Flausino, a coordenadora Cleidmar de Almeida Rezende. Este evento foi realizado no Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS no dia 14/07/2022, às 15h, em parceria da Secretaria Municipal da Mulher, Habitação e Assistência Social, com a participação de 10 idosos.

• Quinta Roda de Conversa com o tema: Envelhecimento, participaram: a assistente social Agraciene, a psicóloga Nathalia Cristina Alves de Souza Gama Rodrigues, médica Aline Simões Gama, coordenadora Cleidmar. Este evento foi realizado no Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS no dia 28/07/2022, às 15h, em parceria da Secretaria Municipal da Mulher, Habitação e Assistência Social, com a participação de 24 idosos.

• Excursão Vitoria 30/07/22 com 43 idosos e 5 profissionais. Destino.  Convento da Penha (Vila Velha) almoço restaurante Nosso Tempero ( Glória Vila Velha) Chocolate Garoto (Vila Velha) Parque da Fonte Grande ( Vitória)  orla de Camburi (Vitória)

• Atendimento aos idosos de Vagem Alegre dias 18 de julho com os profissionais: Barbara Augusta Flausino (enfermeira) e Nathalia Cristina Alves de Souza Gama Rodrigues (psicóloga);

• Atendimento aos idosos de 21 de julho com os profissionais: Barbara Augusta Flausino (enfermeira) e Nathalia Cristina Alves de Souza Gama Rodrigues (psicóloga);

• Atendimento aos idosos de 20 e 27 de julho com os profissionais: Aline Simões Gama (médica) e Arlete Pereira de Souza (nutricionista);           

• 9 atividades físicas coletivas de ginástica e aeróbica na Escola João Bastos às 18h, realizadas pelos profissionais Augusto e Elizabete, totalizando a quantidade de 512 idosos ativos.

• 5 atividades físicas coletivas de Zumbae aeróbico com os profissionais Augusto e Elizabete na Praça Central aos sábados ás 17h com a participação ativa de 81 idosos.

• 5 atividade física coletivas de Zumba com Elizabete na Escola Estadual de Vargem Alegre às 18h30 com a participação ativa de 103 idosos.

• 48 atividades de hidroginástica com os profissionais André Lopes Costa e Paulo Roberto dos Reis Junior realizadas no Clube Vale do Sol de terça a sexta-feira, no horário das 8h às 10h e das 15h às 17h. Totalizando 50 idosos ativos.

Sobre o Avivar

O objetivo do Programa Avivar é oferecer atendimento adequado aos idosos, com equipe multiprofissional, promovendo a manutenção da capacidade funcional e da autoestima e contribuindo para o envelhecimento ativo e saudável.

"A psicologia voltada para a terceira idade busca promover o bem estar dos idosos, auxiliando no enfrentamento de mudanças emocionais, psíquicas, físicas e sociais que acompanham o processo de envelhecimento. Nem sempre é fácil assimilar e aceitar as transformações. O acompanhamento psicológico possibilita que o indivíduo se abra às novas possibilidades oferecidas por essa fase da vida, e é fundamental que ele entenda as perdas e os ganhos e que reaja positivamente às mudanças ocorridas no processo de envelhecimento", explica a psicóloga Nathália Gama, que atende no projeto.

Além de ofertar atividades preventivas de saúde, que serão realizadas nas academias Boa Forma e Barra Fitness, e também no Clube Vale do Sol e Escola Municipal João Bastos, dentro do programa os idosos também tem acesso à assistência social e consultas médicas com clínico geral, além de consultas com especialistas de geriatra, reumatologista, nutricionista, psicólogo, fisioterapeuta e outras.

Até o momento mais de 480 idosos realizaram inscrição. Ao ingressar no programa, o idoso preenche cadastro com os dados pessoais e dados relativos à saúde e uso de medicação. E antes de iniciar as atividades físicas e recreativas, o idoso participante será submetido a avaliação médica para elaboração de laudo de aptidão.

Os idosos - de 60 anos acima - que desejarem participar do Programa Avivar, podem realizar inscrição na Galeria Surdine, ao lado Banestes, em frente à praça Arlindo Pinto da Costa das 8h às 11h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira e aos sábados, no final da tarde, nas aulas de zumba na praça.

É preciso apresentar os seguintes documentos:  

Carteira de Identidade;

CPF;

Cartão SUS e;

Comprovante de residência.

O idoso também deve informar o número de telefone pessoal e de mais dois contatos e nome dos remédios de uso contínuo.

“A finalidade do projeto Avivar é também promover e incentivar a prática regular de exercícios físicos dos nossos idosos, a fim de proporcionar melhor qualidade de vida e promover o bem estar físico, social e mental com a liberação de hormônios do bem estar, como endorfina, melatonina, serotonina e dopamina. Quanto mais ativo se torna os idosos, mais benefícios e segurança eles terão na execução das suas atividades diárias, como levantar-se, vestir-se, tomar banho, caminhar, entre outras práticas diárias”, explica a coordenadora do projeto, Cleidinha.

Modalidades que são ofertadas 

Hidroginástica e natação: Clube Vale do Sol

Aeróbica e zumba: Escola Municipal João Bastos e praça Arlindo Pinto da Costa

Outras atividades: Academia Barra Fitness e Boa Forma

Profissionais do Projeto Avivar 

Coordenadora: Cleidmar de Almeida Rezende

Professora de zumba e aeróbica: Elizabete Pereira de Paula (Bete)

Professor de Educação Física: José Augusto Alves

Professor de Educação Física: Paulo Roberto dos Reis Júnior

Professor de Educação Física: André Keller

Médico: Eduardo Jório Machado

Médica da Família: Aline Simões Gama

Enfermeira: Bárbara Augusta Ribeiro Flausino.

Psicóloga: Nathalia Cristina Alves de Souza Gama Rodrigues

Assistente Social: Agraciene da Silva Veríssimo de Alcântara

Nutricionista: Arlete Pereira de Souza

Boletim Informativo

Receba novidades por e-mail ou siga nossas redes sociais

  • Ícone do Instagram
  • Ícone do Youtube
  • Ícone do Facebook

Horário de funcionamento

De segunda à sexta, das 08 às 17 horas

Telefone

(27) 37568000

Endereço

Rua Desembargador Danton Bastos, nº 1 - Centro Barra de São Francisco - ES - Cep: 29800-000

Localização

Copyright © Prefeitura Municipal de Barra de São Francisco. Todos os direitos reservados.

Logo da Alphatec Consultoria

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.