DER/ES publica extrato dos contratos para pavimentação da ES-320 entre Barra S. Francisco e Mantenópolis

10 de agosto de 2022 às 13h10.

O Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER/ES) publicou na última segunda-feira, 8, no Diário Oficial, o extrato dos contratos 047/2022 e 048/2022, referentes aos editais 003/2021 e 059/2021, que confirmam a empresa A. Madeira Indústria e Comércio Ltda, como a responsável pela pavimentação de 55,35 km da Rodovia ES-320 entre Barra de São Francisco e Mantenópolis.

A publicação acontece poucos dias após a realização das audiências públicas exigidas pelo Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) para liberação das licenças ambientais das obras, que terão investimento total de 169.229.570,32, sendo R$ 122.036,285,36 para o trecho de 28,77 km entre a ES-080/381, em Barra de São Francisco até o distrito de Santa Luzia, em Mantenópolis, passando por Cachoerinha do Itaúnas e R$ 47.193.055,96 no trecho de 16,58 km entre Santa Luzia e o entroncamento da ES-164, com a variante São José, em Mantenópolis.

O próximo passo, agora, de acordo com a consultora ambiental Tereza Souza Pinto, contratada pela empreiteira, é promover uma nova audiência de apresentação do cronograma de obras pela A. Madeira com a data da instalação dos canteiros de obras em Barra de São Francisco e no distrito de São José, em Mantenópolis.

“Nós lutamos pela pavimentação dessa rodovia há quase 40 anos, ainda na gestão de Max Mauro, como governador do Espírito Santo e, agora, estamos muito próximos de ver as obras começarem, graças ao nosso governador, Renato Casagrande, que não mediu esforços para que a ordem de serviço fosse dada antes do período eleitoral", disse o prefeito de Barra de São Francisco, Enivaldo dos Anjos.

O trecho de Santa Luzia de Mantenópolis a Barra de São Francisco, que tem quase 29 quilômetros de extensão, vai receber pista simples com pavimentação TSD (Tratamento Superficial Duplo), acostamento, pontos de ônibus com abrigo para passageiros, além de uma nova sinalização horizontal e vertical.

Também serão implantadas sete interseções ao longo nos seguintes pontos: Acesso secundário à Mantena/MG; Acesso à Itauninhas; Acesso à Miracema-Mantena; Acesso ao Córrego Queira Deus; Acesso à Vila Verde; e Interseção com a ES-381 (1º e 2º acessos).

Relatório ES-320 Iema

De acordo com o relatório de impacto ambiental (RIMA), feito pela empresa Avantec, o Governo do Estado pretende pavimentar a ES-320 entre Barra de São Francisco e Mantenópolis e um acesso entre Santa Luzia de Mantenópolis até a fronteira com Minas Gerais.

Essa obra proporcionará uma grande melhoria das condições de vida das populações das comunidades de Santa Luzia de Mantenópolis e Cachoeirinha de Itaúnas e do trânsito de bens e serviços entre Mantenópolis, Barra de São Francisco e Mantena (MG), possibilitando um maior dinamismo na área e a melhoria das condições socioeconômicas da mesma.

“O objetivo do presente documento é apresentar, à comunidade em geral, informações relativas ao projeto de Implantação e pavimentação da Rodovia ES-320, permitindo assim a participação social no processo de licenciamento ambiental do empreendimento.”