Secretaria de Saúde amplia atendimento para realização de teste do pezinho

10 de agosto de 2022 às 15h39.

 

A jovem Hellen Peixoto Garcia, de 20 anos, levou seu filho Yago Garcia no Pavilhão Municipal para fazer o teste do pezinho

Desde o último dia 3 de agosto, a Prefeitura de Barra de São Francisco, através da Secretaria de Saúde, disponibiliza no Pavilhão Municipal uma sala de atendimento diário para realização do teste do pezinho. Anteriormente o teste era feito semanalmente.

O atendimento é realizado pela técnica de enfermagem Rosilda Rodrigues Pereira, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas. Para a realização do exame é necessário levar cartão de vacina; cartão do SUS e Declaração de nascido vivo (emitida pela unidade onde foi realizado o parto).

O teste do pezinho é obrigatório e gratuito em todo o território nacional desde 1992 e é oferecida tanto pela rede pública (SUS), quanto pela rede privada e identifica seis tipos de doença: Fenilcetonúria, Hipotireoidismo congênito, Deficiência de biotinidase, Fibrose cística, Anemia falciforme e Hiperplasia adrenal congênita (HAC).

Recomenda-se que a família leve o bebê para realizar o teste entre o segundo e o quinto dia do nascimento. Fora desse período, o teste não é invalidado, mas a efetividade da análise pode ser reduzida.

Além disso, é importante amamentar a criança antes de fazer o teste, para obter um diagnóstico mais fácil e com resultados mais precisos. Por ser rápido e pouco invasivo, o exame não causa riscos ao bebê.

Bebês prematuros também podem fazer o exame. No entanto, são necessárias mais coletas: a segunda após 120 dias do nascimento e, em caso de transfusão de sangue, mais uma após 120 dias da última transfusão.

O que é o teste do pezinho

O teste do pezinho faz parte do chamado de triagem neonatal, testes preventivos, que investigam diversas doenças. É um exame realizado entre o segundo e o quinto dia do nascimento do bebê que consiste na coleta de algumas gotinhas de sangue do calcanhar em papel filtro especial. O exame é feito nesse local porque nele estão presentes muitos vasos sanguíneos, o que facilita o acesso ao sangue.

O teste ajuda a diagnosticar doenças metabólicas, genéticas e infecciosas capazes de afetar o desenvolvimento neuropsicomotor do recém-nascido, mas que não apresentam sintomas detectáveis. Antes do nascimento, o feto está relativamente protegido dos malefícios de uma doença meta­bólica. Isso acontece por causa da placenta, que fornece nutrientes e promove a filtragem de metabólitos tóxicos.

Para a realização do exame é necessário levar cartão de vacina; cartão do SUS e Declaração de nascido vivo (emitida pela unidade onde foi realizado o parto)

 

 

Boletim Informativo

Receba novidades por e-mail ou siga nossas redes sociais

  • Ícone do Instagram
  • Ícone do Youtube
  • Ícone do Facebook

Horário de funcionamento

De segunda à sexta, das 08 às 17 horas

Telefone

(27) 37568000

Endereço

Rua Desembargador Danton Bastos, nº 1 - Centro Barra de São Francisco - ES - Cep: 29800-000

Localização

Copyright © Prefeitura Municipal de Barra de São Francisco. Todos os direitos reservados.

Logo da Alphatec Consultoria

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.