Profissionais reconhecidos na área de liderança e gestão de escolas do país estiveram em Porto Seguro nos dias 1º e 2 de setembro para o Congresso Nacional de Gestores Educacionais, no Centro de Convenções Betel, em Taperapuã (BA). O evento, promovido pelo Instituto Conhecer, encontra-se em sua 12ª versão, reunindo 700 participantes, sendo cerca de 70 secretários de educação, além de diretores, coordenadores e gestores de escolas de diversos estados do Brasil. Entre os congressistas estão 300 profissionais da rede municipal de ensino.
A secretária de Educação de Barra de São Francisco, Delma do Carmo Ker e Aguiar e a pedagoga Adelza de Almeida Lima, do Conselho de Apoio à Gestão Escolar (CAGE) participaram do congresso.
“Houve um grande debate sobre a educação municipal, os rumos das avaliações externas, situação de financiamento, nova lei de licitação e propostas inovadoras também foram apresentadas”, resume a secretária Delma.
“Os profissionais da educação estão tendo acesso ao que existe de melhor e mais atual no Brasil em termos de gestão de escolas”, afirmou o coordenador geral do evento, Vicente Falcão. Segundo ele, os 12 palestrantes, levaram reflexões sobre temas como o papel do gestor escolar, formação de professores, saúde física e emocional dos funcionários pós-pandemia, nova lei de licitações, financiamento da educação, indicadores de qualidade, gestão financeira, educação integral, desenvolvimento de lideranças, entre outros.
Humanização das escolas
“Além de conhecer Porto Seguro e movimentar o turismo, os congressistas tiveram acesso às principais tendências e ferramentas de gestão e liderança para utilizarem em 2023”, salienta o coordenador, que também é palestrante, professor, autor de 12 livros, mestre doutor em Educação e Administração e realizador de cerca de 50 grandes congressos nacionais.
“Após a pandemia, os alunos e os profissionais de educação, com suas múltiplas atribuições, não são mais os mesmos. Precisamos cuidar dessas pessoas, lapidar os diamantes que temos, pensando principalmente na humanização das escolas. Esse é o nosso maior desafio”, avalia.
Entre os palestrantes, estiveram profissionais reconhecidos como Leomir Araújo, Leila Navarro, Eduardo Shinyashiki, Vilmar Britto, Marcio Vitor, Alethea Braga, Thanguy Friço, Valeria Granafassi, entre outros.
Receba novidades por e-mail ou siga nossas redes sociais
De segunda a sexta, das 8h às 11h e 13h às 17h
(27) 37568000