Papanicolau (exame preventivo de colo de útero) dia 24 em Paulista

20 de setembro de 2022 às 15h27.

As mulheres que passarem pela unidade básica de saúde de Vila Paulista neste sábado, 24, poderão fazer, gratuitamente, exames de Papanicolau, sem a necessidade de agendamento. O exame será realizado das 8h30 às 15h00. O mutirão promovido pela Prefeitura de Barra de São Francisco, por meio da Secretaria de Saúde, faz parte do Programa Prefeitura em Ação.

O objetivo do mutirão, segundo o secretário de Saúde de Barra de São Francisco, Elcimar Alves de Souza, é aumentar o índice de mulheres que realizam exame preventivo contra o câncer de colo de útero.
O mutirão promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, faz parte do Programa Prefeitura em Ação.

O QUE É?

É um teste realizado para detectar alterações nas células do colo do útero. Este exame também pode ser chamado de esfregaço cervicovaginal e colpocitologia oncótica cervical. O nome “Papanicolaou” é uma homenagem ao patologista grego Georges Papanicolaou, que criou o método no início do século. Esse exame é a principal estratégia para detectar lesões precocemente e fazer o diagnóstico da doença bem no início, antes que a mulher tenha sintomas. Pode ser feito em postos ou unidades de saúde da rede pública que tenham profissionais capacitados. É fundamental que os serviços de saúde orientem sobre o que é e qual a importância do exame preventivo, pois sua realização periódica permite que o diagnóstico seja feito cedo e reduza a mortalidade por câncer do colo do útero. O exame preventivo é indolor, simples e rápido. Pode, no máximo, causar um pequeno desconforto que diminui se a mulher conseguir relaxar e se o exame for realizado com boa técnica e de forma delicada.
Para garantir um resultado correto, a mulher não deve ter relações sexuais (mesmo com camisinha) nos dois dias anteriores ao exame, evitar também o uso de duchas, medicamentos vaginais e anticoncepcionais locais nas 48 horas anteriores à realização do exame. É importante também que não esteja menstruada, porque a presença de sangue pode alterar o resultado.
Mulheres grávidas também podem se submeter ao exame, sem prejuízo para sua saúde ou a do bebê.

COMO É FEITO O EXAME?

• para a coleta do material, é introduzido um instrumento chamado espéculo na vagina (conhecido popularmente como “bico de pato”, devido ao seu formato);

• o médico faz a inspeção visual do interior da vagina e do colo do útero;

• a seguir, o profissional provoca uma pequena escamação da superfície externa e interna do colo do útero com uma espátula de madeira e uma escovinha;

• as células colhidas são colocadas numa lâmina para análise em laboratório especializado em citopatologia.

QUEM DEVE E QUANDO FAZER O EXAME PREVENTIVO?

Toda mulher que tem ou já teve vida sexual deve submeter-se ao exame preventivo periódico, especialmente as que têm entre 25 e 59 anos. Inicialmente, o exame deve ser feito anualmente. Após dois exames seguidos (com um intervalo de um ano) apresentando resultado normal, o preventivo pode passar a ser feito a cada três anos.

O QUE FAZER APÓS O EXAME?

A mulher deve retornar ao local onde foi realizado o exame (ambulatório, posto ou centro de saúde) na data marcada para saber o resultado e receber instruções. Tão importante quanto realizar o exame é buscar o resultado e apresentá-lo ao médico.

RESULTADO:

Se o seu exame acusou:

• negativo para câncer: se esse for o seu primeiro resultado negativo, você deverá fazer novo exame preventivo daqui a um ano. Se você já tem um resultado negativo no ano anterior, deverá fazer o próximo exame preventivo daqui a três anos;

• infecção pelo HPV ou lesão de baixo grau: você deverá repetir o exame daqui a seis meses;

• lesão de alto grau : o médico decidirá a melhor conduta. Você vai precisar fazer outros exames, como a colposcopia;

• amostra insatisfatória: a quantidade de material não deu para fazer o exame. Você deve repetir o exame logo que for possível.