Encontro de Cafeicultores realizado pelo Incaper e SEMAG aborda tratos da cultura

28 de outubro de 2022 às 09h15.

O Incaper, em parceria com a Prefeitura de Barra de São Francisco, através da Secretaria Municipal da Agricultura (SEMAG) realizou nesta quinta-feira, 27, um Encontro de Cafeicultores na Câmara Municipal de Barra de São Francisco, para debater temas como doenças (patologias), manejo e fertirrigação da cultura do café.

O evento teve a participação de alunos do Centro Familiar de Formação por Alternância (CEFFA), de associações de agricultores do município, além de técnicos, funcionários de empresas de produtos rurais e vereadores, entre outros.

O prefeito Enivaldo dos Anjos esteve presente no encerramento do evento e falou sobre os planos do município para alavancar o setor agropecuário no município, com a realização de eventos e destacou que nos dois primeiros anos do seu mandato, o foco foi a melhoria das estradas vicinais, com patrolamento e cascalhamento constante, além de construção de pontes, bueiros e passadores de gado.

Desde janeiro do ano passado, utilizando escória de granito, foram construídos 115 bueiros e vários passadores de gado. Também foram construídas 60 pontes com escória de granito, madeira ou concreto em todos os quadrantes do município.

Um dos participantes, o agricultor José Carlos Alvarenga, o Carlinhos, líder do Comitê de Defesa da Bacia do Rio Itaúnas, ressaltou que esse tipo de evento é muito importante para os agricultores e vai ajudar a melhorar o cultivo no município.

“Já conversamos com o governador Renato Casagrande e reforçamos a importância de investirmos na agricultura de Barra de São Francisco e, com o apoio dele à frente do Governo do Estado, temos tudo para apresentar ainda mais resultados”, finalizou o prefeito que parabenizou os palestrantes pela competência e pela atenção especial aos produtores rurais.

Durante o evento os produtores rurais, estudantes e vereadores, alguns ligados ao agronegócio, como o presidente da Câmara, Ademar Antônio Viera e contou com palestras do engenheiro agrônomo e mestre em Produção Vegetal e Fitopatologia, Inobert de Melo Lima, pesquisador do Incaper, sobre “Desafios Fitopatológicos (doenças) da Cultura do Café.

Outra palestra foi proferida pela também pesquisador do Incaper Claudinei Antonio Montbeller, engenheiro agrônomo, mestre em Ciências do Solo e doutor em Recursos Hídricos, que versará sobre Manejo do Café e Fertirrigação”.