Equipe do CAAD de Linhares promove roda de conversa com servidores da SEMUS

17 de novembro de 2022 às 16h09.

Uma equipe da regional do Centro de Acolhimento e Atenção Integral sobre Drogas (CAAD) em Linhares, esteve em Barra de São Francisco nesta quinta-feira, 17, para um bate-papo com servidores da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) e também de servidores da Saúde Mental em Ecoporanga.

A Roda de Conversa aconteceu no plenário da Câmara Municipal e contou com a presença do secretário municipal de Saúde, Elcimar de Souza Alves, além de servidores de áreas estratégicas da pasta.

O CAAD é a porta de entrada para o atendimento de pessoas com problemas decorrentes do uso de álcool e outras drogas e de seus familiares. O acolhimento é realizado por profissionais capacitados, que direcionam o atendimento de acordo com as especificidades de cada caso.

O CAAD conta com uma equipe multidisciplinar formada por médicos, assistentes sociais, psicólogos, nutricionista, enfermeiro e técnica de enfermagem.

A parceria com a SEMUS, se dá, prioritariamente por meio da Unidade de Saúde Mental (USM), mas envolve praticamente todos os setores da saúde.

De acordo com as servidoras Flaviane Delanos e Helena Penteado, que atuam no serviço social e psicologia do CAAD/Linhares a regionalização do serviço com a unidade estabelecida em Linhares para atendimento da Região Norte Capixaba “é de suma importância a apresentação do serviço ofertado e diálogo com a Rede de Assistência e Saúde.”

“É um programa que tem uma relação com quem milita e trabalha na recuperação de vidas. Depois de todo atendimento que o usuário passar por aqui, se houver necessidade, os pacientes serão encaminhados para Linhares onde terão mais facilidade para fazer o tratamento”, explicam as servidoras.

O secretário Elcimar destacou que o serviço de saúde mental está tomando um novo impulso no município desde o ano passado, com a reestruturação da USM, no bairro Nova Barra, que tem atendido milhares de pacientes com problemas psicológicos e de dependência química.

Flaviane Delanos- Coordenadora da Equipe de Serviço Social do CAAD

Helena Penteado - Coordenadora da Equipe de psicologia do CAAD

Elcimar de Souza Alves - Secretário municipal de Saúde

Milyelle Queiroz - Assistente Social da Unidade de Saúde Mental de Barra de São Francisco