Barra de São Francisco avança na implantação do Programa Cidade Empreendedora

18 de novembro de 2022 às 14h35.

No dia 9 de novembro o economista Luiz Eduardo Dalfior, do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae-ES), esteve em Barra de São Francisco para mais uma rodada de tomadas de ações para a implantação do Programa Cidade Empreendedora. Uma reunião aconteceu na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Cultura, Turismo e Geração de Empregos, com a presença do secretário Guilherme Fernandes da Silva, do diretor executivo da Associação Noroeste de Pedras Ornamentais (ANPO), Mário Imbroisi, do agente de crédito do Programa Nosso Crédito, Paulo de Oliveira Mattos, e do superintendente do Clube Diretores Lojistas (CDL) de Barra de São Francisco, Ilton Oliveira.

O Programa Cidade Empreendedora tem como objetivo transformar a realidade econômica de Barra de São Francisco a partir do empreendedorismo, oferecendo um conjunto de ferramentas e soluções efetivas para reduzir a burocracia, gerar emprego, renda e oportunidades.

Para isso, o Cidade Empreendedora está estruturado em seis eixos de trabalho, sendo: Cultura Empreendedora, Desburocratização, Educação Empreendedora, Compras Públicas, Salas do Empreendedor e Desenvolvimento Territorial.  O programa que é voltado para a gestão pública, capacita gestores e servidores do município por meio de treinamento para que possam seguir com o projeto. O município só pode ser considerado uma Cidade Empreendedora quando cumpre todas as etapas do programa.

Segundo o secretário Guilherme Fernandes, o primeiro passo para o funcionamento do programa é a adesão do município, passo que já aconteceu, agora, está sendo elaborado um diagnóstico interno da administração municipal e o resultado indicará as soluções e ações voltadas para a implantação do Cidade Empreendedora. O objetivo é conectar o dono de um pequeno negócio com a gestão pública e o agente de desenvolvimento local. E o programa vem em um momento propício, pois vai oportunizar a capacitação necessária para que empreendedores locais possam superar as dificuldades econômicas provocadas pela pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).

“O programa vai promover o desenvolvimento econômico de Barra de São Francisco com o apoio da gestão pública e de lideranças municipais, fortalecendo o micro e o pequeno empresário do município. Irá promover a cultura empreendedora dentro do serviço público para gerar maior conscientização da importância dos pequenos negócios na economia local, e  é imprescindível para estimular iniciativas e políticas públicas que beneficiem o empreendedorismo”, disse Guilherme Fernandes.

SAIBA MAIS:

Eixos de trabalho do Programa Cidade Empreendedora:

1- Gestão Pública Empreendedora

Promover o engajamento, a qualificação e capacitação dos servidores da prefeitura, fortalecendo a agenda do desenvolvimento econômico do município e a cultura empreendedora.

2- Desburocratização

Implementar ações, processos ou alterações no marco legal com objetivo de reduzir a burocracia, otimizando o tempo de abertura e regularização das atividades econômicas.

3- Compras Governamentais

Adequação dos processos licitatórios para compras pela prefeitura de produtos e serviços locais e preparar os pequenos negócios para fornecerem ao poder público.

4- Poder Público como Indutor da Inovação

Fomentar e acelerar o crescimento de pequenos negócios locais, estimulando a inovação e promovendo a sinergia com os demais atores do ecossistema de inovação para contribuir com o desenvolvimento econômico sustentável do município.

5-Inclusão Produtiva

Oportunizar cidadãos que vivem em situação de vulnerabilidade social, principalmente os atendidos por meio do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), para promover o acesso destas pessoas ao mercado através do empreendedorismo.

6- Liderança e Território

Identificar e estimular o diálogo entre lideranças públicas, empresariais e do terceiro setor, construindo uma rede de relacionamento convergente ao desenvolvimento.

Luiz Eduardo Dalfior, economista do Sebrae-ES