Combate ao mosquito transmissor da dengue teve mobilização na feira livre de Barra de São Francisco

21 de novembro de 2022 às 08h56.

Sr. Jorge Mendes é servidor aposentado da antiga FUNASA, ou seja, antigo companheiro de trabalho de muitos da atual equipe

O senhor Jorge foi um dos primeiros a comparecer no QG montado pela Vigilância Ambiental em Saúde na garagem da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMMA), na Rua Mineira, na manhã do último sábado, 19. (Clique aqui e veja a galeria de fotos da ação)

Zeloso, ele disse que cuida do quintal da sua casa diariamente, evitando que criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika proliferem.

A ação da Vigilância Ambiental em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), também teve demonstrações de depósitos secos, com água e larvas, maquete do mosquito e microscópio para análise presencial de como identificar o Aedes, além de panfletagem na feira com os agentes de endemias do município.

A mobilização aconteceu em todo o Estado, em parceria da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) e em todo o país, em  parceria com o Ministério da Saúde (MS) com as secretarias municipais e marcou o Dia Nacional de Combate à Dengue, que acontece sempre no penúltimo sábado de novembro.

Entre as ações definidas pelo para acontecer no sábado também estiveram os mutirões de limpeza, atividades educativas, além da importância da comunicação social e das mídias para divulgação.

Sobre a dengue

De origem espanhola a palavra dengue significa "manha", "melindre", estado em que se encontra a pessoa doente.

É uma doença infecciosa febril aguda que pode se apresentar de forma benigna ou grave. Isso vai depender de diversos fatores, entre eles: o vírus e a cepa envolvidos, infecção anterior pelo vírus da dengue e fatores individuais como doenças crônicas (diabetes, asma brônquica, anemia falciforme).

A doença é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti. Não há transmissão pelo contato direto com um doente ou suas secreções, nem por meio de fontes de água ou alimento.

Prevenção

Se você não colocou areia e acumulou água no pratinho de planta, lavá-lo com escova, água e sabão. Fazer isso uma vez por semana.

Colocar o lixo em sacos plásticos e manter a lixeira bem fechada. Não jogar lixo em terrenos baldios.

Lavar principalmente por dentro com escova e sabão os utensílios usados para guardar água em casa, como jarras, garrafas, potes, baldes, etc.

Não deixar a água da chuva acumulada sobre a laje.

Embale para recolhimento todas as garrafas pet e de vidro vazias que não for usar. As garrafas de vidro não descartadas devem ser guardadas de boca para baixo ou em local coberto.

Manter bem tampados tonéis e barris de água.

Se você tiver vasos de plantas aquáticas, trocar a água e lavar o vaso principalmente por dentro com escova, água e sabão pelo menos uma vez por semana.

Encher de areia até a borda os pratinhos de vasos de plantas.

Jogar no lixo todo objeto que possa acumular água, como embalagens usadas, potes, latas, copos, garrafas vazias, etc.

Entregue os pneus velhos aos serviços de limpeza urbana. Caso realmente precise mante-los, guarde-os em local coberto.

Remover folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de correr

Manter o saco de lixo bem fechado e fora do alcance de animais até o recolhimento pelo serviço de limpeza urbana.

Manter a caixa dágua sempre fechada com tampa adequada

Lavar semanalmente por dentro com escova e sabão os tanques utilizados para armazenar água.

O Policial Ambiental José Carlos Gonçalves também visitou a base dos Agentes de Endemias na Feira