SEMED faz reunião em Paulista para informar sobre regime de tempo integral na EMEF Elizabeth Trzoseki

24 de novembro de 2022 às 09h35.

A secretária municipal de Educação, Delma Ker e sua equipe, estiveram na Escola Municipal Ensino Fundamental em Tempo Integral “Elizabeth Trzoseki da Silva’’, na noite da última terça-feira, 22, para uma reunião com pais de alunos para informar sobre o novo sistema de ensino que será adotado pela unidade a partir do ano que vem.

A diretora da escola, Angelica Poubel iniciou a reunião dando boas-vindas a todos os presentes e, logo após, foi realizado um momento de oração pela professora Lucinéia.

Em seguida foi exibido um vídeo para reflexão sobre a importância da família na escola e os pais foram informados sobre o funcionamento da unidade para o ano de 2023.

A secretária de Educação, Delma Ker, por sua vez, ressaltou que a partir da adesão ao Programa de Fomento à Educação em Tempo Integral (PROETI) do Governo do Espírito Santo, o município passou a ofertar ensino fundamental de tempo integral este ano e, a partir do ano que vem, a escola de Vila Paulista passa a integrar o sistema.

“Os recursos do PROETI possibilitam que a escola possa receber melhorias, reformas e ampliações, garantindo o papel educacional e na formação do indivíduo, cumprindo um dos pontos do Plano de Governo, que é o “Mais Tempo na Escola”, garantindo a ampliação da carga horária anual a ser ofertada na rede municipal”, explicou.

A implantação deste modelo de atendimento em tempo integral, também está firmada na Meta 6 dos Planos Estadual e Municipal de Educação, compromisso firmado, tornando realidade em duas escolas de Barra de São Francisco, tendo como norte a Base Nacional Comum curricular (BNCC) e a parte diversificada.

“A educação integral é definida pelo compromisso com o desenvolvimento integral de todos os estudantes, se comprometendo com a estruturação de estratégias que garantam a todos, em condições de igualdade, o direito a uma educação de qualidade”, informa Delma.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Ademar Antônio Vieira, o Lemão Vitorino, representante do distrito, reforçou que Paulista só tem a ganhar com a educação da escola “Elizabeth Trzoseki da Silva’’, passando para o regime de tempo integral.

A maior preocupação com a Elizabeth Trzoseki, em Paulista, que entrará no primeiro ano como escola de tempo integral é que ela deve absorver estudantes do interior do distrito, demandando abertura de novas linhas de transporte escolar entre outras situações.