Casa do Artesanato completou um ano de vida no último domingo, 21

24 de novembro de 2022 às 10h12.

A Prefeitura de Barra de São Francisco, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Cultura, Turismo e Geração de Empregos (SEMDEGE), inaugurou, na noite do dia 20 de novembro de 2021, a “Casa do Artesanato”, na avenida Adelino Coimbra, 162, centro, na esquina com a avenida Mirnervina Garcia.

Junto à sociedade e diversas autoridades locais, o prefeito Enivaldo dos Anjos enalteceu a importância do projeto. “Hoje é um dia histórico que representa a materialização da coletividade e a valorização da cultura, como o caso do artesanato, afinal, nossa cidade tem essa tradição. Todos nós nos sentimos homenageados com esta ação. Ressalto meus parabéns e coloco-me à disposição, enquanto poder público para fomentar o que for necessário”, salientou o Prefeito, que agradeceu o empenho de todas as secretarias e servidores da administração municipal que se empenharam para a realização do projeto.

Dos Anjos afirmou ainda que sempre irá valorizar os artesãos e que toda produção será adquirida pela prefeitura, que ficará com a obrigação de vender os produtos, informando que o mesmo valor de aquisição pela secretaria, será o valor de comercialização para a sociedade.

O secretário da SEMDEGE, Guilherme Fernandes, ressaltou os esforços realizados para execução deste projeto.

“Desde quando nós inauguramos a Casa do Artesanato, nós vimos uma explosão de trabalhos, mesmo já conhecendo o trabalho de muitos, mas descobrimos o talento de muitos outros, e virou um berço para os artesãos que hoje não têm oportunidade de montar a sua loja, que não tem a oportunidade de expor seus produtos, então ali eles têm esse local que o município disponibilizou”, informa Guilherme.

“Estou muito feliz por ter acompanhado o crescimento de vários artesãos que a partir do momento que foi inaugurado a Casa do Artesanato, conseguiram desenvolver seu trabalho através dessa condição que demos a eles. Conseguimos também acompanhar neste ano o interesse das pessoas pelo artesanato. Muita gente não trabalhava com artesanato, passou a trabalhar porque agora tem essa digna oportunidade.”

O secretário destaca ainda que tem muita gente que está vivendo só do artesanato como seu ganha pão, e isso ‘é muito gratificante pra gente, como responsáveis por estar tocando esse projeto delegado pelo nosso prefeito, e também ver que está dando bons frutos, e com o potencial de crescer, por ter mais oportunidades aqui para nossa cidade e região.”