Hortões municipais continuam batendo recordes de produção

29 de novembro de 2022 às 09h53.

teste teste

Os hortões implantados em Barra de São Francisco através da Secretaria Municipal de Agricultura (SEMAG) – um deles em parceria com o Ifes, no Valão Fundo – produziram, em novembro, 1.759 kg de legumes e verduras e tubérculos e 81 caixas de folhas, no mês de novembro.

Foi a segunda maior produção para um só mês nos dois hortões. No mês de outubro foram colhidos mais de 2 mil quilos.

maior produção total em um só mês e, com isso, a colheita deste ano alcançou 10.360 mil quilos de legumes, tubérculos e frutas, além 985 caixas de folhas e cheiro verde.

A informação é do subsecretário de Agricultura, Carlos Rubens da Silva, o Carlim da Dengue, que coordena o projeto desde meados do ano passado.

Toda essa produção tem sido utilizada para abastecer programas sociais como o Centro de Apoio Alimentar Jesuína Destefani, o Programa Refeição Amiga, Apae, Lar dos Idosos, Casa Lar, bairros Colina, Vila Luciene, Estrela, Nova Barra, Casas Populares do bairro Colina e, no mês passado, também as escolas da rede municipal de ensino, entre outros.

“Os hortões, além de fornecerem alimentos de qualidade, sem agrotóxicos, neste mês de setembro, também abasteceram as cantinas das escolas municiais, e têm ajudado também algumas pessoas que viviam em situação de rua e hoje estão morando no Polo Industrial, onde o prefeito Enivaldo dos Anjos providenciou casa para eles, além de pagar uma ajuda de custo mensal, dentro do Programa Dignidade Social”, observa Carlim.

No Ifes, o sucesso do projeto é tanto que o diretor geral, professor Leonardo Siqueira, disse que outros campi já estão fazendo contato para conhecer o hortão e importar a ideia. “Já temos outros campi interessados na ideia, que une pedagogia e responsabilidade social”, informa.

Siqueira, salienta que a ideia do hortão em parceria com a Prefeitura vinha sendo planejada desde o final do ano passado e agradece ao prefeito Enivaldo dos Anjos por ter abraçado a parceria.

”A Prefeitura entra com a mão de obra, o Ifes entra com o terreno e as duas partes entram com os insumos e a manutenção dos equipamentos. O prefeito Enivaldo dos Anjos é um visionário e tem feito um trabalho fantástico na área social. Para nós é muito boa essa parceria, que traz avanços na pedagogia, já que os alunos podem praticar o que aprendem na sala de aula e também adquirem noções de serviço social, já que todos os alimentos produzidos aqui vão para famílias carentes do município e projetos sociais”, analisa Siqueira.

O subsecretário municipal de Agricultura, Carlos Rubens da Silva, o Carlim da Dengue, destaca que o projeto tem demonstrado para todos os alunos do curso de Técnica em Agricultura do Ifes a importância de plantar e produzir e, mais do que isso, de ajudar a quem precisa.

O primeiro Hortão Municipal da atual gestão foi criado pelo prefeito Enivaldo dos Anjos, em março de 2021, no Polo Industrial Albuíno Azeredo.

PRODUÇÃO DOS HORTÕES EM 2022

*Produção de novembro entre parênteses

Cebola cabeça 128 kg (...)

Chuchu 112 kg (36 kg)