Secretaria também promveu a limpeza do galpão do Horto Municipal onde são produzidas as mudas de essências nativas
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento sustentável (Semmas), realizou esta semana uma limpeza geral na casa-sede do Parque Natural Municipal Sombra da Tarde (PMNST), além de outras melhorias nos equipamentos e atrativos do parque, como as trilhas.
De acordo com a secretária do Meio Ambiente, Lislei Moreira Batista, o local está pronto para receber as visitas, principalmente de centenas de estudantes de escolas de Barra de São Francisco e outros municípios.
A secretária destaca que o local recebe milhares de visitante por ano, seja para fazer fotografias – de noivos, aniversariantes e público em geral – ao ar livre, seja para conhecer as belezas naturais do parque ou fazer caminhadas nas trilhas.
Horto Municipal
A Semmas também realizou a reforma do Horto Municipal, em frente ao PMNST e próximo do Presídio Regional, principalmente no galpão onde são armazenados os produtos e produzidas as mudas de essências nativas para distribuição à população.
História do Parque
O parque foi inaugurado em 17 de fevereiro de 2000, com base na Lei municipal 128/1999. O projeto foi financiado através do convênio 003/1998 – Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA), do Ministério do Meio Ambiente, dos Recursos Hídricos e da Amazônia Legal.
Com uma área de 158.333 m², o parque conta com uma variedade de mais de 100 espécies de animais e duas trilhas. Ali os visitantes, inclusive milhares de estudantes de Barra de São Francisco e região, entram em contato direto com a natureza e podem visualizar animais silvestres e domésticos, além da biodiversidade da rica flora existente e também participar de um passeio educativo pelas trilhas.
Na gestão anterior, o parque também passou a abrigar o Destacamento de Polícia Militar Ambiental (DPMA) da 3ª Companhia do Batalhão de Polícia Militar ambiental (BPMA), que atende a vários municípios da região, com uma viatura e três policiais.
Papagaio Chauá
Ainda em 2000, a Câmara de Vereadores, então presidente pelo servidor do Judiciário, já falecido, Victor Hugo Vargas, aprovou uma lei que tornou o papagaio Chauá, o símbolo do parque.
Receba novidades por e-mail ou siga nossas redes sociais
De segunda a sexta, das 8h às 11h e 13h às 17h
(27) 37568000