CREAS realiza encontro com usuários do PAEFI

26 de janeiro de 2023 às 10h40.

Na  quarta-feira, 25 de janeiro, a Secretaria Municipal de Assistência Social de Barra de São Francisco,  através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), realizou mais uma Roda de Conversa com usuários do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI), com o tema Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. A roda foi coordenada pela assistente social Vera Lúcia Fonceca Pereira.

O Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI) é um serviço do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Compreende um conjunto de ações que visam a promoção de direitos e a preservação dos vínculos familiares, comunitários e sociais. As famílias e indivíduos vivem nos territórios em condições que os tornam vulneráveis ou os submetem a situações de risco pessoal e social. Essas pessoas vivenciam situações de violência física ou psicológica; negligência; abandono; violência sexual (abuso e exploração); situação de rua; trabalho infantil; práticas de ato infracional; fragilização ou rompimento de vínculos; afastamento do convívio familiar, dentre outras.

Os objetivos do PAEFI

O trabalho social a ser desenvolvido pelas equipes de referência do PAEFI tem por objetivo:

•       Contribuir para o fortalecimento da família no seu papel de proteção;

•       Incluir famílias no sistema de proteção social e nos serviços públicos;

•       Contribuir para acabar com as violações de direitos na família;

•       Prevenir a reincidência de violações de direitos.

As equipes que trabalham no PAEFI são, portanto, a referência de proteção para as pessoas ameaçadas ou vítimas de violência. São esses trabalhadores que compõem as equipes de referência do PAEFI que concretizam os objetivos do serviço.

Trabalho social com as famílias

O PAEFI atua contribuindo para aumentar a capacidade das famílias de proteger seus membros mais vulneráveis. A família é um espaço de proteção, porém, em muitos casos, esse espaço é violador de direitos. Dessa forma, as ações do PAEFI devem levar em consideração que os territórios apresentam diferentes níveis, complexidades e especificidades de incidência dos riscos pessoais e sociais por violação de direitos.

O trabalho social com as famílias consiste em:

•       Entrevistas de acolhida e avaliação inicial;

•       Atendimento psicossocial (individual, familiar e em grupo);

•       Construção do Plano de Atendimento;

•       Orientação jurídico-social;

•       Elaboração de relatórios técnicos sobre o acompanhamento realizado;

•       Ações de mobilização e enfrentamento;

•       Acompanhamento dos encaminhamentos;

•       Visita domiciliar;

•       Articulação com a rede.

Atribuições da equipe de referência do PAEFI

A equipe presta apoio, orientações e acompanha os indivíduos e famílias em situações de risco pessoal e social por ameaça ou violação de direitos.

Principais atribuições da equipe:

•       Acolhida; escuta qualificada; acompanhamento especializado e oferta de informações e orientações;

•       Elaboração, junto com as famílias/indivíduos, do Plano de acompanhamento Individual e/ou Familiar, considerando as especificidades e particularidades de cada um;

•       Realização de acompanhamento especializado, por meio de atendimentos familiar, individuais e em grupo;

•       Realização de visitas domiciliares às famílias acompanhadas pelo CREAS, quando necessário;

•       Realização de encaminhamentos monitorados para a rede socioassistencial, demais políticas públicas setoriais e órgãos de defesa de direito;

•       Trabalho em equipe interdisciplinar;

•       Orientação jurídico-social (advogado);

•       Alimentação de registros e sistemas de informação sobre das ações desenvolvidas;

•       Participação nas atividades de planejamento, monitoramento e avaliação dos processos de trabalho;

•       Participação das atividades de capacitação e formação continuada da equipe do CREAS;

•       Reuniões de equipe; estudos de casos e demais atividades correlatas;

•       Participação de reuniões para avaliação das ações e resultados atingidos e para planejamento das ações a serem desenvolvidas; definição de fluxos; instituição de rotina de atendimento e acompanhamento dos usuários; organização dos encaminhamentos, fluxos de informações e procedimentos.