Projeto Jovem do Futuro recomeça com novidades em Barra de São Francisco

08 de fevereiro de 2023 às 12h39.

O tenente da reserva da PMMG Gilmar Américo Dutra, que comandou o primeiro ano do Projeto Jovens do Futuro, em Barra de São Francisco, marcou presença na aula inaugural deste ano, realizada na Câmara Municipal de Barra de São Francisco, na noite desta terça-feira, 7. Muito querido pelos mais de 100 estudantes que estiveram no projeto no ano passado, Dutra alegou questões pessoais para não continuar na atividade, mas deixou o recado para todos: nunca desistam. (Clique aqui e veja a galeria completa)

No evento, o coordenador do projeto, subprocurador Romildo Alves Ferreira, destacou a nova fase do projeto, agradeceu o apoio do tenente Dutra no primeiro ano e disse que neste ano haverá algumas novidades, mas o projeto segue o eixo da lei aprovada pela Câmara Municipal, e que busca valorizar os jovens estudantes e incutir neles noções de disciplina e respeito pelo ser humano e a natureza.

Estiveram presentes, da 18ª CIA PMMG, de Mantena, o instrutor da Guarda Mirim, tenente Wender, tenente Wallas Ramos da Rocha e cabo Cristiago Damasceno.

Do 11º BPM de Barra de São Francisco, estavam o tenente Joelson Menezes e o 1º sargento Joberlan Vaccari, que estarão à frente das aulas neste ano, junto com o subtenente Reginaldo Jorge de Oliveira.

O vice-presidente da Câmara, Rafael Malaquias Venâncio, também esteve presente e elogiou o projeto idealizado pelo prefeito Enivaldo dos Anjos, destacando que o mesmo ajuda a forma a personalidade dos adolescentes, além de fornecer ajuda de custo aos participantes.

O secretário municipal de Defesa Social, Guarda Municipal e Trânsito, Valmer Simões, também arcou presença no evento.

Entre os adolescentes, o jovem Alan Araújo da Silva, 16 anos, morador do córrego Boa Sorte, que está no projeto desde o ano passado, disse que tem aprendido muito sobre disciplina e respeito ao próximo, entre outras coisas e comentou que ainda que a ajuda de custo do município o está ajudando a compor o seu futuro rebanho bovino. “Já comprei um bezerro com parte do dinheiro”, conta ele, animado.

Entre os pais, um casal muito conhecido na cidade – Metal e Bonitinha – estiveram presentes para ver o filho e ouvir a palestra sobre o projeto e as novidades deste ano. “Meu filho está muito feliz no projeto e nós também estamos satisfeitos em ver que ele está se tornando um homem e aprendendo mais sobre respeitar o próximo e cuidar do próprio futuro”, comentou a mãe.

Aricéia Alves Westfol, moradora do distrito de Paulista e mãe do jovem Wallisson, 16 anos, disse que está muito feliz com o projeto. “Incentiva (o projeto) o adolescente à leitura e a ter novas experiências através de palestras educativas. Meu filho já participa desde o ano passado.”

Simone Rodrigues Veloso, mãe do jovem Henryqye, 14 anos, também assegura que o projete tem contribuído para o desenvolvimento social e psicológico do filho. “Como mãe, noto as mudanças do meu filho e me sinto segura, observo a responsabilidade nas ações. Ele está tão focado no projeto que foi indicado para ser um dos monitores da turma. Estou muito feliz.”

Mãe da adolescente Emyli, a dona de casa Valquíria Gomes da Silva, moradora do Irmãos Fernandes, ressaltou que o projeto tem trazido novos conhecimentos aos jovens, que adquirem responsabilidade e se desenvolvem como seres humanos em todos os aspectos.

Sobre o projeto

O capitão Romildo Ferreira, da Reserva da PMES e subprocurador do município, continua sendo o responsável pela condução do projeto, tendo a assistente social Rosana Mion como uma das coordenadoras.

As inscrições para o projeto continuam abertas. A idade mínima para participar é de 13 anos e a máxima de 17 anos e 11 meses. A inscrição deve ser feita pelo responsável na Procuradoria Geral do Município, na Rua Braulino Cabral de Souza, 28, bairro Vila Gonçalves.

Para participar, os candidatos devem ter renda mínima familiar inferior a três salários mínimos, estarem matriculados em escola pública e participando das atividades curriculares.

Possuir pessoas com deficiência em seu vínculo familiar direto também é requisito para entrar no projeto, embora não seja limitante.

Os aprovados desenvolverão as atividades em turnos diferentes dos turnos escolares, ou seja, quem estuda pela manhã participa do projeto à tarde e vice-versa.

O projeto oferece, entre outras coisas, atividades físicas, formação musical (banda marcial), avaliações médicas regulares, entre outros benefícios.

Os jovens que ingressam no projeto, de início, recebem uma ajuda de custo de cerca de R$ 420,00, o que corresponde a 10 Unidades de Referência (UR) do município.