Defesa Civil recebe picape Toro e drone para atuar em locais atingidos por chuvas

13 de fevereiro de 2023 às 15h16.

A Defesa Civil de Barra de São Francisco recebeu, na semana passada, uma picape Fiat Toro e um drone, doados pelo Governo do Estado. Os equipamentos vão fortalecer a capacidade de atendimento da Defesa Civil Municipal nos locais atingidos por fortes chuvas.

A picape Fiat Toro, com tração 4x4, cabine dupla já vem adesivada e com a identificação de cada município. Os veículos têm a capacidade de circular em regiões de difícil acesso, como locais alagados ou vias em condições ruins de trafegabilidade.

Já os drones são do modelo DJI mini 2, com câmera 4k, alcance de transmissão de imagem de até 10 quilômetros e autonomia de voo de até 31 minutos, possibilitando que as Defesas Civis Municipais monitorem áreas de risco em segurança.

As aquisições foram realizadas por meio do Fundo Estadual de Proteção e Defesa Civil (FUNPDEC/ES), por interveniência da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cepdec). A escolha dos municípios contemplados foi realizada de forma técnica, considerando o número de decretações de enxurrada e número de áreas de risco, sendo que nesta primeira etapa foram contemplados os municípios com até 80 mil habitantes.

“É uma alegria estar fazendo essa entrega com o intuito de fortalecer nossa relação e os investimentos nos municípios. Estruturar as defesas civis de cada município faz parte do nosso Programa Estadual de Mudanças Climáticas. A cada dia, os eventos extremos se repetem com mais intensidade, seja as chuvas ou estiagem prolongadas. Temos que diminuir o desmatamento, aumentar o reflorestamento e mudar nossa matriz energética. A outra vertente é o caminho de nos adaptarmos às mudanças”, afirmou o governador.