Companhia garantiu ainda que irá fazer duas mil ligações de esgoto a residências gratuitamente
A Cesan reuniu na tarde desta quarta-feira, 15, moradores do bairro Vila Vicente, vereadores, secretários municipais para apresentar o plano de ampliação do sistema de esgotamento sanitário de Barra de São Francisco, com a construção da nova estação de tratamento de esgoto (ETE), na rodovia do contorno. A reunião aconteceu no auditório da Unidade Básica de Sáude (UBS) da Vila Vicente.
De acordo com o técnico em saneamento básico da Cesan e fiscal da obra de implantação da rede de esgoto do bairro Vila Vicente, Pedro Paulo, o investimento total da Cesan na ampliação da rede de esgoto e outras obras no município devem chegar à casa dos R$ 36 milhões com previsão de conclusão em três anos.
“As obras foram autorizadas no final do ano passado e tiveram início no dia 12 de janeiro. Aqui na Vila Vicente vamos fazer em torno de 3.000 metros de rede esgoto, mas em todo o município devemos fazer em torno de 10.000 metros de rede de esgoto, além de mil ligações domiciliares e mil intradomiciliares (dentro dos domicílios) gratuitas”, informa.
Pedro Paulo acrescentou ainda que serão construídas duas elevatórias de esgoto bruto, sendo uma na Vila Vicente e outra no local onde hoje funciona a ETE, no bairro Irmãos Fernandes.
“Serão mais de 4 mil metros de emissário em tubos de 200 mm que levarão o esgoto bruto até a estação de bombeamento no Irmãos Fernandes e, de lá, até a nova ETE, na rodovia contorno”, explica.
Reclamações
A reunião contou com a presença de vários moradores, que reclamaram da situação do bairro depois do início das obras de implantação da rede de esgoto. Um morador e uma moradora que são vizinhos, reclamaram que abaixo do piso de suas casas está correndo água – ou esgoto – da Cesan há mais de 20 dias e a situação não se resolve.
A assistente social Luciana, da empreiteira contrada pela Cesanm disse que as reclamações dos moradores não são referentes à empresa do sistema de esgotamento sanitário, uma vez que na referida rua ainda não foi executada a obra, e sim de manutenção como foi falado pelo responsável pela gestão operacional da Cesan de BSF, Sérgio Bertoldo.
Os técnicos da Cesan disseram que todas as demandas devem ser encaminhadas ao escritório da empresa que está fazendo o serviço ou no escritório da Cesan para que sejam resolvidas o mais rápido possível.
O secretário municipal de Saúde, Elcimar de Souza Alves, representando o prefeito Enivaldo dos Anjos, disse que a obra é muito importante para o município e está diretamente relacionada à sua pasta. “Esgoto sanitário é saúde, é uma das obras mais importantes para se evitar doenças e nós precisamos que a Cesan instale a rede de tratamento e a população tenha consciência e ligue seus imóveis na rede”, aconselha.
Presenças
Vereadores – Lemão Vitorino, Elivan Ramos, Lula Coser, Fernando Carabina e Jadeir Brum.
Secretários – Lislei (Meio Ambiente), Clausenira (Serviços Delegados), Isaque Antônio (Serviços e Limpeza Pública), Kennedy (Obras e Urbanismo)
Cesan – Valdir Almeida, Sérgio Bertoldo, Paulo Eduardo Casagrande, Pedro José e Sanny Mara Araújo
Receba novidades por e-mail ou siga nossas redes sociais
De segunda a sexta, das 8h às 11h e 13h às 17h
(27) 37568000