Qual o benefício social que a APAE traz para a sociedade?

27 de fevereiro de 2023 às 13h27.

A APAE é uma entidade com aproximadamente 45 anos de fundação em Barra de São Francisco, reconhecida como de Utilidade Pública: Federal, Estadual e Municipal, com registros na Federação Nacional das APAE’s, Conselho Nacional de Assistência Social, Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, Conselho Estadual de Educação, Conselhos Estadual e Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, possui também Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social -CEBAS.

A APAE tem como objetivo, promover a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência, buscando assegurar-lhes o pleno exercício da cidadania; promovendo a prevenção, proteção à situação de vulnerabilidade ou risco pessoal e social da pessoa com deficiência intelectual ou múltipla atendidas pela instituição, bem como ações direcionadas ao fortalecimento da relação familiar.

A Apae é a maior rede de apoio às Pessoas com Deficiência Intelectual ou Deficiência Múltipla. Atualmente são mais de 2.200 unidades espalhadas pelo Brasil e mais de 1.300.000 assistidos pelas unidades. Segundo a pesquisa IBGE de 2022, há no Brasil 17,2 milhões de pessoas com deficiência, equivalente a 8,4% da população brasileira.

As APAES surgem da necessidade de cobrir a ineficiência do Estado em prestar devida assistência às pessoas com Deficiência Intelectual ou Deficiência Múltiplas. Em um país historicamente marcado por forte rejeição, discriminação e preconceito, as famílias dessas pessoas, empenhadas em buscar soluções alternativas para que seus filhos alcancem condições de serem incluídos na sociedade, com garantia de direitos como qualquer outro cidadão, criaram as primeiras associações.

Basicamente o Movimento Apaeano é uma grande rede constituída por pais, amigos, pessoas com deficiência, voluntários, profissionais e instituições parceiras – públicas e privadas – unidas para a promoção e defesa dos direitos de cidadania da pessoa com deficiência e a sua inclusão social.

Em Barra de São Francisco a APAE atua em 3 pilares: Assistência Social, Educação e Saúde, para manter os atendimentos, é necessária a participação da comunidade por meio de doações e voluntariado.

A APAE tem uma média de 150 atendimentos terapêuticos diários de pessoas com deficiência intelectual e autismo, incluindo as atividades como: Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Psicologia, Psicopedagogia, Oficinas (música, artes, dança), Atividades Físicas, Assistência Social e Complemento Escolar-AEE.

Ainda são ofertadas 4 refeições diárias de forma gratuita.

DIRETORIA ATUAL

Presidente APAE: Elias Maurício Pereira

Vice-Presidente: Jonas Gervásio- Check

Diretor Administrativo: Andrea Anecleto

Coordenador Pedagógico: Sarah

Coordenadora do Serviço Social: Ana Paula S. de Sousa Fanti

 

Boletim Informativo

Receba novidades por e-mail ou siga nossas redes sociais

  • Ícone do Instagram
  • Ícone do Youtube
  • Ícone do Facebook

Horário de funcionamento

De segunda à sexta, das 08 às 17 horas

Telefone

(27) 37568000

Endereço

Rua Desembargador Danton Bastos, nº 1 - Centro Barra de São Francisco - ES - Cep: 29800-000

Localização

Copyright © Prefeitura Municipal de Barra de São Francisco. Todos os direitos reservados.

Logo da Alphatec Consultoria

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.