GloboSolo começa a aplicar o APIS na estrada que liga a ES-320 a Monte Sinai

16 de março de 2023 às 10h31.

A empresa GloboSolo Tecnologias Sustentáveis Ltda, iniciou nesta quinta-feira, 16, a aplicação do Aditivo Permutador Iônico de Solos (APIS) na estrada que liga a ES-320, na Secadeira ao distrito de Monte Sinai (Vermelha), um trecho de 14 km, passando por comunidades como o córrego do Itá.

O APIS, de acordo com o proprietário da empresa, Alcendino, consegue reduzir até 70% da poeira nas estradas e garante condições de trafegabilidade mesmo em períodos chuvosos.

O contrato com a empreiteira foi assinado pelo prefeito Enivaldo dos Anjos assinou, em agosto do ano passado, no valor de R$ 6 milhões. O evento contou com a presença de lideranças da região da Vermelha, do córrego do Itá e adjacências, além da maioria dos secretários municipais e vereadores.

De lá para cá, a Secretaria Municipal de Transporte e Estradas (SEMTE), fez a abertura da estrada para que a Globosolo pudess fazer o serviço dela, que a aplicação do APIS e toda a preparação da estrada, inclusive com canaletas para escoamento das águas das chuvas”, explica Enivaldo.

“A recuperação da estrada vai melhorar a trafegabilidade dos moradores, principalmente das comunidades próximas, que já lutam há tempos com esse difícil acesso. Estou muito feliz em poder recuperar essa estrada”, destaca o prefeito, que também conseguiu, junto ao Governo do Estado, material para pavimentar a região do córrego do Itá, por passa a estrada, através do Programa Calçamento Rural da Seag.

BENEFÍCIO DO APIS

Resistência à erosão; aumento da capacidade de carga; estabilização de sub-base e base; produtos eco sustentável; redução de manutenção.

Garantia de manter o meio ambiente limpo, especialmente os lençóis freáticos, tanto ao adicionar o APIS ao solo como também na construção da camada de acabamento

Como age o APIS?

Ele é composto de água juntamente com uma substância ativa. Um dos principais componentes desta substância ativa é uma mistura de vários ácidos sulfônicos que têm em comum o grupo funcional SO3H, combinado com um componente orgânico hidrofóbico R. Estes são representados por R-SO3-H. Os ácidos sulfônicos se dissociam (separaram-se em íons) na água. O APIS trabalha no solo como um agente de troca iônica e catalisador.

Como ele age no solo?

Durante a compactação, as partículas de solo úmidas de grão fino só podem ser pressionadas tão próximas quanto a expansão das conchas de água ligadas ao redor das partículas permitirá. Com a aplicação do APIS ocorre a redução da adsorção da concha de água através de:

Mecanismo de troca

Os íons de hidrogênio (H+) que aderem à superfície das partículas do solo (e com eles a água, vinculada a esses íons através de pontes de hidrogênio) são substituídos por cátions metálicos presentes nas conchas de água. Nesta reação, uma grande parte da água vinculada na adsorção é removida, ficando solta, podendo ser retirada do solo (utilizando muito menos energia do que a água vinculada pela adsorção) ou forçado por compressão nos poros.

Mecanismo de troca

O APIS torna-se mais eficaz à medida em que os cátions de metais ligados às partículas do solo não são mais capazes de armazenar água de hidratação, visto que os íons do ácido (grupo de sulfato) contido no APIS estão ligados com os íons metálicos.

Ação Hidrofóbica

O grupo de sulfato contido no APIS, quando combinado aos íons metálicos, é agrupado ao grupo hidrofóbico orgânico. Isso funciona de tal maneira que as partículas de solo perdem a capacidade de atrair água para a sua superfície e de transportar água nos capilares.

Neutralização

Os íons de hidrogênio (H+) que são liberados na dissociação química produzida pelo APIS (através do seu fracionamento em água) reagem imediatamente com os íons de hidroxila (OH-) presentes nas conchas de água para tornarem-se íons de hidrônio H3O+ e, em outro passo, em água H2O. Desta forma, a acidez é eliminada.

Durabilidade do efeito

As reações químicas provocadas pelo APIS no solo são irreversíveis. As mudanças nas características da terra são, portanto, permanentes. A adsorção das conchas de água reduzidas através da ação de APIS não pode ser reconstruída.

Resultado do tratamento do solo com APIS

Como resultado da redução das conchas de água ao redor das partículas do solo, a terra tratada com APIS pode, após secagem ao teor de umidade ótima, ser compactada com muito mais eficiência do que a terra não tratada.

Através da compactação das partículas do solo, os efeitos de aproximação e atração entre as partículas do solo são ativados, levando a um aumento considerável da força de cisalhamento e, consequentemente, da capacidade de carga. As mudanças são permanentes. O componente hidrofóbico (repelente à água) do APIS funciona de tal forma que, em solo tratado e compactado com o produto, a absorção de água capilar é impedida por todos os lados, inclusive por baixo.

Parâmetros necessários para a aplicação do APIS

15% de argila/silte (> 0,075 mm) mínimo recomendado • PH do solo entre 7 e 8 • Capacidade de troca catiônica do solo mínimo de 15meq (Teste com Azul de Metileno)

O que muda com a aplicação do APIS

Aumenta: Densidade do solo Índice de Suporte Califórnia (CBR) Estabilidade da camada Compactação Durabilidade da camada tratada Impermeabilidade do solo, evitando erosão pela chuva.

Vantagens: Redução no custo de manutenção Diminui a ascensão capilar Redução na formação de lama Redução no limite de Plasticidade Mantém a trafegabilidade Redução na emissão de particulados finos (Poeira)