Projeto Barraginhas já tem capacidade de reserva de 7,3 milhões de litros de água

03 de maio de 2023 às 13h34.

Com a média de 150 mil litros por reservatório, as 49 barraginhas já construídas pela Prefeitura de barra de São Francisco, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, já têm capacidade de ‘segurar’ 7 milhões e 350 mil litros de água, em 18 propriedades rurais da região de Cachoeirinha do Itaúnas.

No córrego das Pedras, produtores rurais como José Ferreira Dias e Mária Dias de Oliveira, e Adriano Oliveira, já conseguiram várias barraginhas.

“Um projeto de utilidade nas propriedades, que retém as águas, além de abastecer a nossa represa. A própria represa também tem uma função muito importante para o nosso município. Com tanto projeto bom igual esse a gente observa que o município passou um período estiagem tranquilamente em relação a água. Gostaria de agradecer ao prefeito Enivaldo dos Anjos, ao secretário de Agricultura, Vander Onofre, ao subsecretário, Carlim da Dengue, que é aqui da nossa região, por essas barraginhas”, disse dona Maria Dias de Oliveira, que mora há 55 anos no córrego das Pedras, cabeceira do rio Itaúnas.

“O melhor lugar de guardar água e dentro da terra, ela infiltra e fica dentro da terra. Um projeto que a gente fez há bastante tempo e, agora, graças a deus, o prefeito está atendendo a gente e está trazendo uma série de benefícios para nossa região”, comentou Paulo Ronaldo Reis, também do córrego das Pedras, que foi beneficiado com três barraginhas.

A Secretaria de Agricultura (Semag) da Prefeitura de Barra de São Francisco está comemorando neste mês a construção de quase 50 barraginhas na região do distrito de Cachoeirinha do Itaúnas e outros. O Projeto Barraginhas vai atender todos os produtos interessados do interior do município com a construção de pequenas barragens visando a conservação da água para o período seco.

Desde meados de março deste ano, quando o projeto foi retomado, já foram feitas 49 barraginhas na região de Cachoeirinha do Itaúnas, informa o secretário Vander Onofre.

“Vamos fazer barraginhas em todos os distritos, seguindo um determinado cronograma, de acordo com a demanda de cada distrito e também das propriedades da sede do município com acompanhamento do nosso servidor Dario Grosman”, explica o secretário.

De acordo com Vander, o inicio do projeto pela região da cabeceira do Itaúnas foi um pedido expresso do prefeito Enivaldo dos Anjos que, com isso, pretende aumentar a conservação de água e preservar as nascentes da região que abastece o município com água tratada.

Outro produtor rural Adriano Oliveira, líder comunitário na região do córrego das Pedras, em Cachoerinha conta que já tem duas barraginhas construídas em sua propriedade graças a essa parceria com o município.

"Era um sonho antigo que se torna realidade", agradeceu o produtor e líder da sua comunidade.

Os produtores rurais Danilo e Valter, ambos contemplados com barraginhas em suas terras, também elogiaram a iniciativa da Semag e o apoio que o prefeito Enivaldo dos Anjos tem dados aos produtores rurais.

“Com certeza, a água que antes ia toda embora, agora vai ficar por aqui uma parte e ajudar a manter umidade do solo no período de seca”, elogiou o produtor Danilo.

O Projeto Barraginhas está ancorado em uma lei municipal de agosto de 2018 e, no ano passado teve a parceria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, com orientação do Instituto Terra.

Agora, com apoio de outra lei municipal, que autoriza o município a fazer intervenções dentro das propriedades rurais, o Projeto Barraginhas tomou um novo fôlego.

Nas últimas quatro décadas, com o desmatamento acelerado no Brasil, imensas áreas de lavoura e pastagens foram introduzidas sem os devidos cuidados com a conservação do solo e com a reposição de nutrientes.

A compactação dos solos e a redução da infiltração da água das chuvas resultaram em degradação ambiental. A partir dessa realidade, a Embrapa Milho e Sorgo (MG) criou o Projeto Barraginhas, um sistema de miniaçudes, que consiste no acúmulo das águas das chuvas, contribuindo com a infiltração no solo, recarregando o lençol freático.

Os mananciais serão abastecidos e por sua vez manterão as nascentes, cacimbas e córregos.