Foi aberto oficialmente nesta sexta-feira (11), a final do campeonato Capixaba de Parapente em Barra de São Francisco

11 de agosto de 2023 às 14h43.

Foi aberto oficialmente na manhã desta sexta-feira (11), a final do Campeonato Capixaba de Voo Livre 2023 Open Barra de São Francisco, na rampa do distrito de Vargem Alegre. Presença de mais de 40 pilotos que vieram de vários estados, como São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, além dos pilotos de Barra de São Francisco. O evento, realizado pela Federação Capixaba de Voo Livre, conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Barra de São Francisco, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. (Clique aqui e veja a galeria de fotos completa

A área da rampa onde é realizada a etapa final foi adquirida no ano passado pela Prefeitura Municipal, que fez várias intervenções no local para permitir que competições de nível nacional e até internacional possam ser realizadas. O local é bastante elogiado pela ótima localização para a realização das provas de Race To Goal e Cross Country.

A competição conta com o apoio da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e servidores da área de saúde com ambulância.

Sobre a Competição

Uma prova de parapente basicamente consiste em decolar de um ponto alto (rampa) em um horário pré-estabelecido e em colaboração da boa visibilidade do clima. Os atletas aguardam voando dentro de uma área restrita inicial, chamado "start", neste momento começa a valer a prova. Os demais pontos são chamados de “pilões”, os quais os pilotos são obrigados a passarem por eles no menor tempo possível, mas para isto eles devem conciliar a sua altura em relação ao solo e a velocidade desempenhada no voo. Ao final de todos os pontos o que resta é o “goal” o último ponto a se cumprir.

Vence em geral quem consegue cumprir todos os pontos e consegue voar a frente dos demais competidores na maior parte do tempo.

Programação da Competição

Sexta-feira 11/08

10h00 - Definição da Prova e Briefing

18h00 - Entrega dos Trackers e apuração no QG (Lanchonete Barbosa)

Sábado 12/08

10h00 - Definição da Prova e Briefing

18h00 - Entrega dos Trackers e apuração no QG (Lanchonete Barbosa)

20h00 - Festa de Encerramento do Campeonato Capixaba de Parapente na Praça Central, com música ao vivo.

Domingo 13/08

10h00 - Definição da Prova e Briefing

17h00 - Entrega dos Trackers e apuração no QG (Lanchonete Barbosa)

17h30 - Premiação da etapa e do Campeonato Capixaba na Praça Central.