PAA beneficia cerca de 200 famílias com cestas verdes da agricultura familiar

É a sexta entrega deste ano feita pela Secretaria Municipal de Assistência Social

05 de setembro de 2023 às 13h42.

A Prefeitura Municipal de Barra de São Francisco, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), distribuiu cestas básicas do Programa de Aquisição de Alimentos do Governo Federal (PAA) para cerca de 200 famílias, na manhã desta terça-feira, 5, na quadra do bairro Nova Barra (Vaquejada). Esta foi a sexta entrega deste ano.

O Programa de Aquisição de Alimentos do Governo Federal (PAA) também beneficia pequenos produtores rurais, que vendem seus produtos. O objetivo é promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar.

Cada pessoa recebeu uma “cesta verde” com diversos produtos, entre eles alface, aipim, mamão, laranja, limão, coco, entre outros. Os alimentos também foram entregues à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), ao Abrigo de Crianças Joias de Cristo e à Casa Lar que abriga idosos.

Os agricultores, por sua vez, podem receber até R$ 15 mil ao ano pela produção entregue ao PAA. Os valores foram atualizados este ano. Em 2022, o valor máximo concedido era de R$ 6.500,00 ao ano.

As pessoas que receberam os alimentos encontram-se em situação de vulnerabilidade social e estão cadastradas pela Secretaria de Assistência Social no Programa de Atenção Integral à Família (PAIF) e Proteção e Atendimento Especializado à Famílias e Indivíduos (PAEFI).

Para a secretária Municipal de Assistência Social, Shirley Teixeira Ribeiro, o programa é de extrema importância, pois promove o acesso à alimentação das famílias em situação de vulnerabilidade e incentiva o produtor rural.

“Esse programa ajuda muito as famílias mais necessitadas e numerosas, porque para muitas apenas os programas sociais de distribuição de renda não dão conta de manter toda a família. Por isso a distribuição de alimentos é tão importante, garante segurança alimentar às pessoas atendidas”, comentou.

Sobre o PAA

O programa é uma das ações do governo federal para a Inclusão Produtiva Rural das famílias mais pobres. Dessa forma, alimentos produzidos pela agricultura familiar são comprados com dispensa de licitação e destinados às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial, pelos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e pela rede pública de ensino.

O PAA também contribui para a constituição de estoques públicos de alimentos produzidos por agricultores familiares e para a formação de estoques pelas organizações da agricultura familiar. Além disso, o programa promove o abastecimento alimentar por meio de compras governamentais de alimentos; fortalece circuitos locais e regionais e redes de comercialização; valoriza a biodiversidade e a produção orgânica e agroecológica de alimentos; incentiva hábitos alimentares saudáveis e estimula o cooperativismo e o associativismo.