Comemoração do Sete de Setembro resgata orgulho e alegria do povo francisquense

Eventos alusivos ao Dia da Independência começaram nas primeiras horas da manhã e prosseguiram até a noite, no Centro da cidade

08 de setembro de 2023 às 07h17.

O servidor municipal aposentado Jaci Moreira, morador da Vila Landinha, esteve pela manhã desta quinta-feira, 7, assistindo a eventos da comemoração do 7 de setembro em Barra de São Francisco, na avenida Edson Henrique Pereira, em frente à praça Arlindo Pinto da Costa e não poupou elogios à administração pelo evento que, segundo ele, estava ‘fazendo falta’ para a população.

Assim como Jaci, muitos moradores mais idosos se fizeram presentes durante quase todo o dia nas proximidades da praça central para a série de eventos programadas para celebrar o dia mais importante na história do Brasil.

As comemorações começaram alguns minutos antes das 6h, no mirante da Área Verde Sebastião Simões, no bairro Cruzeiro, em Barra de São Francisco, com o maestro Edson Antônio Martins e dois dos componentes da Banda Marcial fazendo a alvorada, ou seja, anunciando que hoje é dia de celebrar os 201 anos da nossa independência.

O maestro disse que a Banda Marcial já tem 80 membros, além dos cerca de 100 adolescentes do Projeto Jovem do Futuro. Às 16h, no Centro da cidade, a banda fez uma apresentação especial na avenida.

A primeira programação após a alvorada foi o ‘Juramento da Bandeira’ por 101 alistandos da 351ª Junta do Serviço Militar (JSM), das 8h às 9h.

Em seguida, as crianças do Projeto Campeões de Futuro e membros de um a academia de ginástica, se misturaram na praça e na avenida com as frenéticas aulas de jump, conduzidas pela personal trainer Jéssica Teodoro e pela equipe da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel). As crianças do Projeto Campeões de Futuro puderam, inclusive, experimentar as aulas de jump de uma forma bem suave, com a personal Jéssica.

Às 10h, estudantes do Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEMTI) João XXIII, fizeram uma bela apresentação de dança alusiva ao Dia da Independência.

Estandes

Em paralelo aos eventos, tendas montadas por várias secretarias municipais mostravam o trabalho de cada uma delas em prol do bem estar da comunidade e distribuíam alimentos, como picolés, canjicão e pipoca para os presentes.

Um dos destaques foi a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, que levou para a avenida o Projeto Eu Limpo Minha Cidade, voltado para a educação ambiental. Na tenda os presentes puderam trocar materiais recicláveis por caixas de bombom e outros produtos, enquanto eram orientados sobre a maneira correta de descartar o lixo orgânico ou reciclável.

A Secretaria Municipal de Saúde, por sua vez, levou uma equipe com enfermeira e colocou uma ambulância à disposição no local. Os presentes puderam fazer medição de pressão arterial, glicemia e receber informações sobre os serviços de saúde do município.

Outra pasta que teve grande destaque foi a Secretaria Municipal de Educação, que levou exposição de trabalhos de alunos e outras informações sobre a educação no município.

Tarde e noite festivas

Depois de uma pausa para o almoço, os eventos voltaram a acontecer à tarde, a partir das 14h, quando a prefeitura, promoveu um grande desfile com os equipamentos (máquinas) e veículos adquiridos na atual gestão.

O desfile percorreu as ruas principais da cidade e mostrou a importância da parceria municipal com o Governo do Espírito Santo e parlamentares estaduais e federais, que colocaram emendas nos respectivos orçamentos beneficiando a população francisquense.

O prefeito Enivaldo dos Anjos, que foi para a avenida um pouco antes do início do desfile e, por lá ficou até o início da noite, comentou que o município tem muito a agradecer ao governador do Estado Renato Casagrande e aos parlamentares amigos de Barra de São Francisco, que contribuem de uma forma muito positiva para o sucesso da gestão e o bem estar da população.

“Estou muito feliz, pois realizamos uma programação que hás anos não acontecia em nossa cidade. Graças a Deus, a população compareceu, a praça ficou lotada e tenho certeza que todos amaram os eventos promovidos por nos neste Sete de Setembro”, disse o prefeito Enivaldo dos Anjos, que foi muito cumprimentado e solicitado para fotografar ao lado dos moradores.

Banda Marcial

Outro ponto alto das comemorações do Sete de Setembro em Barra de São Francisco, foi a apresentação da Banda Marcial Municipal, que conta com cerca de 100 estudantes vinculados ao Projeto Jovem do Futuro e mais outros 80 que se inscreveram por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

Zumba na avenida

No finalzinho da tarde, o professor de Dança da Secultur, Alex Lourenço Soares, comandou um aulão de zumba para todos os presentes, com forte participação das idosas e idosos do Projeto Avivar, a maioria vestida com as cores verde e amarela, em homenagem à independência.

Show e feira

E, para fechar o Dia da Independência, por volta das 17h foram abertas as barracas da Feira Gastronômica, na rua ao lado da praça e do palco onde a banda Mavericks, formada por moradores de Barra de São Francisco, agitou o público até por volta das 22h.

CLIQUE AQUI E VEJA A GALERIA DE FOTOS COMPLETA