Barra de São Francisco tem programa de assistência integral aos maiores de 60 anos

Programa implantado pela Secretaria Municipal de Saúde já conta com mais de 1,1 mil idosos cadastrados

01 de outubro de 2023 às 09h00.

O crescimento de 885% de situações de abandono de idosos no Espírito Santo acendeu o alerta para o sofrimento da Terceira Idade no seio familiar. São quase 20 mil denúncias registradas entre janeiro e maio deste ano. No mesmo período em 2022 foram 2.092 casos.

Neste domingo, em que se comemora os 20 anos do Estatuto da pessoa Idosa, apresentamos um ‘case’ de sucesso da prefeitura de Barra de São Francisco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), que implantou um amplo Programa de Atenção Integral à Saúde do Idoso, batizado de Projeto Avivar.

Lançado oficialmente em fevereiro do ano passado, o Projeto Avivar já conta com mais de 1.100 idosos com mais de 60 anos cadastrados já tem sede própria, no bairro Nova Barra (Vaquejada) e atende também a núcleos de distritos como Vargem Alegre, Monte Senir e Cachoeirinha do Itáunas.

O objetivo do programa é oferecer atendimento adequado aos idosos, com equipe multiprofissional, promovendo a manutenção da capacidade funcional e da autoestima e contribuindo para o envelhecimento ativo e saudável.

Além de ofertar atividades preventivas de saúde, que são realizadas nas academias Boa Forma e Barra Fitness, e também no Clube Vale do Sol e Escola Municipal João Bastos, dentro do programa os idosos também tem acesso à assistência social e consultas médicas com clínico geral, além de consultas com especialistas de geriatria, reumatologia, nutricionista, psicólogia, fisioterapeuta e outras.

Ao ingressar no programa, o idoso preenche cadastro com os dados pessoais e dados relativos à saúde e uso de medicação. E antes de iniciar as atividades físicas e recreativas, o idoso participante será submetido a avaliação médica para elaboração de laudo de aptidão.

“A finalidade do projeto Avivar é também promover e incentivar a prática regular de exercícios físicos dos nossos idosos, a fim de proporcionar melhor qualidade de vida e promover o bem estar físico, social e mental com a liberação de hormônios do bem estar, como endorfina, melatonina, serotonina e dopamina. Quanto mais ativo se torna os idosos, mais benefícios e segurança eles terão na execução das suas atividades diárias, como levantar-se, vestir-se, tomar banho, caminhar, entre outras práticas diárias”, explica a coordenadora do projeto, Cleidmar de almeida Rezende, a Cleidinha.

Modalidades que são ofertadas 

Hidroginástica e natação: Clube Vale do Sol

Aeróbica e zumba: Escola Municipal João Bastos e praça Arlindo Pinto da Costa

Outras atividades: Academia Barra Fitness e Boa Forma

Profissionais do Projeto Avivar

Coordenadora: Cleidmar de Almeida Rezende

Professora de zumba e aeróbica: Elizabete Pereira de Paula (Bete)

Professor de Educação Física: José Augusto Alves

Professor de Educação Física: Paulo Roberto dos Reis Júnior

Professor de Educação Física: André Keller

Médico: Eduardo Jório Machado

Médica da Família: Aline Simões Gama

Enfermeira: Bárbara Augusta Ribeiro Flausino.

Psicólogo: Psicólogo Marcelo Augusto Ferreira de Souza

Assistente Social: Agraciene da Silva Veríssimo de Alcântara

Nutricionista: Arlete Pereira de Souza

+ Sobre o Dia do Idoso

Até 2006, o Dia do Idoso era comemorado no dia 27 de setembro no Brasil. Isso porque, em 1999, a Comissão pela Educação, do Senado Federal, havia instituído tal data para a reflexão sobre a situação do idoso na sociedade, ou seja, a realidade do idoso em questões ligadas à saúde, convívio familiar, abandono, sexualidade, aposentadoria etc.

No dia 1º de outubro de 2003, porém, foi aprovada a Lei nº 10.741, que tornou vigente o Estatuto do Idoso. Pelo fato de o Estatuto ter sido instituído em 1º de Outubro, em 2006 foi criada uma outra lei (a Lei nº 11.433, de 28 de Dezembro de 2006) para transferir o Dia do Idoso para 1º de outubro.

Vale salientar que desde 1994, com a Lei nº 8.842, o Estado brasileiro já havia inserido a figura do idoso no âmbito da política nacional, dado que essa lei criava o Conselho Nacional do Idoso.

O fato é que, com a criação do Estatuto do Idoso, em 2003, o Brasil começou a incorporar à sua jurisprudência resoluções de organizações internacionais, como a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização Mundial da Saúde (OMS). Sabe-se que, em 1982, a ONU elaborou, em Viena, na Áustria, a primeira Assembleia Mundial sobre o Envelhecimento. Dessa Assembleia, foi elaborado um Plano de Ação Internacional sobre o Envelhecimento que tinha 62 pontos, os quais passaram a orientar as reflexões, legislações e ações posteriores a respeito do idoso.

Em 14 de dezembro de 1990, a Assembleia Geral das Nações Unidas designou 1º de outubro como o Dia Internacional das Pessoas Idosas, por meio da Resolução 45/106.

Os princípios dessa resolução norteiam as discussões contemporâneas sobre a situação do idoso. Entre esses princípios, estão os da “Autorrealização” e da “dignidade”, cujos pontos são:

Autorrealização

Aproveitar as oportunidades para o total desenvolvimento das suas potencialidades;

Ter acesso aos recursos educacionais, culturais, espirituais e de lazer da sociedade;

Dignidade

Poder viver com dignidade e segurança, sem ser objeto de exploração e maus-tratos físico ou mentais;

Ser tratado com justiça, independentemente da idade, sexo, raça, etnia, deficiências, condições econômicas ou outros fatores.

Além desses princípios, a ONU ainda deu destaque às questões da assistência aos idosos e de sua integração e participação na sociedade, bem como da independência que lhes é inerente e que deve ser-lhes garantida em direitos como: oportunidade de trabalho, lazer, determinar em que momento deve afastar-se do mercado de trabalho, poder viver em ambientes seguros etc. O dia 1º de outubro, portanto, é reservado para pensar sobre todas essas questões fundamentais a respeito do idoso.

Boletim Informativo

Receba novidades por e-mail ou siga nossas redes sociais

  • Ícone do Instagram
  • Ícone do Youtube
  • Ícone do Facebook

Horário de funcionamento

De segunda à sexta, das 08 às 17 horas

Telefone

(27) 37568000

Endereço

Rua Desembargador Danton Bastos, nº 1 - Centro Barra de São Francisco - ES - Cep: 29800-000

Localização

Copyright © Prefeitura Municipal de Barra de São Francisco. Todos os direitos reservados.

Logo da Alphatec Consultoria

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.