Ação de servidores da Secretaria Municipal de Educação encerra atividades do "Outubro Rosa" em Barra de São Francisco

01 de novembro de 2023 às 08h00.

Uma ação representativa de servidores da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) encerrou as atividades da Campanha "Outubro Rosa", nesta segunda-feira (30), em Barra de São Francisco.

Representando todas as servidoras e também servidores da gestão municipal, funcionários da SEMED, que são em sua maioria mulheres, realizaram a tradicional foto do "Outubro Rosa" que é realizada todos os anos pela Secretaria.

A ação visa manter a visibilidade sobre a prevenção e combate ao câncer de mama, que não deve ser lembrado somente no mês de outubro, mas todos os meses do ano, já que a enfermidade não escolhe data para atacar. Porém, como cada mês do ano é dedicado a iluminar ações de prevenção e combate a uma mazela de saúde por vez, outubro foi a data escolhida para lembrar, prevenir e tratar o câncer de mama, que ataca tanto mulheres como homens.

Segundo a secretária de educação, Delma do Carmo Ker e Aguiar, a ação serve para apoiar os trabalhos realizado pela gestão no enfrentamento ao câncer de mama "A ação foi realizada em apoio a causa do combate ao câncer de mama lembrado no Outubro Rosa, uma vez que a categoria da educação é composta pela maioria significativa de mulheres, nós estamos apoiando a gestão com esta foto oficial relembrando o cuidado que nós devemos ter com a saúde, em apoio a gestão e ao trabalho da secretaria de saúde.", destacou Delma.

O Município tem investido no tratamento do câncer de mama e possui uma clínica de tratamento da doença, com um aparelho de mamografia e profissionais especializados no tratamento. Criada no ano de 2022 pelo prefeito de Barra de São Francisco, a clínica de mamografia atualmente está funcionando na sede da secretaria de saúde, localizada na rua Coronel Djalma Borges, ao lado do CREAS e próximo à UBS Alvino Campos (Pavilhão) e realiza exames de mamografia desde o dia 31 de agosto deste ano.

Neste mês de outubro diversas ações de conscientização sobre o câncer de mama e a necessidade de se preveni-lo foram realizadas pela Secretaria de Saúde e por outras secretarias em Barra de São Francisco, como palestras, caminhadas pelas avenidas do Centro da Cidade e até participação na etapa final da Copa Norte de Corrida de Rua realizada no início deste mês. A ação da SEMED fecha o mês de outubro com a intenção do Município ter realizado uma grande reflexão sobre o tema de prevenção e combate ao câncer de mama.

+ Sobre a mamografia

A mamografia é um exame radiológico para avaliação das mamas, feita com um aparelho de raio-X específico, chamado mamógrafo. Serve para identificar lesões benignas e cânceres, que geralmente se apresentam como nódulos, ou calcificações - principalmente o câncer de mama.

O exame é usado para detecção precoce do câncer de mama antes mesmo de ser identificado clinicamente por meio da palpação. O estudo Swedish Two-County Trial of mammographic screening, feito com 133.065 mulheres durante quase três décadas, mostrou que a mamografia regular pode reduzir em 30% as mortes causadas por câncer de mama.

O laudo mamográfico segue a classificação e recomendação do BI-RADS, do Colégio Americano de Radiologia (ACR), que é mundial. Isso permite que um resultado de exame, feito em um determinado país, seja entendido em qualquer outra parte do mundo.

Tipos de mamografia

Existem dois tipos de aparelhos de mamografia: o convencional e o digital. Ambos utilizam o raio-X para a produção da imagem da mama. A diferença está na forma como ocorre a captação da imagem mamográfica.

Até o momento, os estudos não demonstraram diferenças significativas entre a mamografia digital e analógica, com relação à capacidade de detecção do câncer de mama para a população geral. No entanto, a mamografia digital parece ser mais precisa do que a mamografia convencional em mulheres mais jovens e com mamas densas.

Sintomas de problemas nas mamas

Implantes mamários: a técnica utilizada nestes casos é diferente, sendo necessárias incidências mamográficas adicionais.

Alteração na pele: caso tenha presença de verrugas, cicatrizes cirúrgicas, queimaduras, alergias ou já fez uma biópsia de mama (ter este conhecimento poderá ajudar o médico no diagnóstico correto das alterações).

Preocupação com uma área específica da sua mama: mostre ao técnico para que esta área possa ser analisada com mais atenção.

Limitação de movimento: rigidez muscular, dificuldade para levantar os braços e outros problemas que poderão dificultar o posicionamento correto da mama.

Sensibilidade da pele: partes sensíveis ou alteração em alguma área da pele.

Gravidez ou suspeita de gravidez: importante saber a data da última menstruação, pois a radiação pode afetar a formação do bebê (caso haja indicação clínica para realização do exame, este deverá ser feito utilizando um protetor abdominal).