Café com Prosa reúne centenas na Câmara para ações do Novembro Azul

Evento foi promovido em parceria da Secretaria Municipal de Saúde com o Sicoob

01 de novembro de 2023 às 12h43.

A prefeitura de Barra de São Francisco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) realizou na manhã desta quarta-feira, 1º, o evento ‘Novembro Azul: Café com Prosa’, aberto ao público masculino e feminino de todas as idades, no plenário da Câmara Municipal.

A ação, parcialmente patrocinada pelo Sicoob, contou com 90 exames PSA (próstata), gratuitos, aferição de pressão, medição de glicose capilar e vacinação contra a gripe, além de palestra sobre prevenção do câncer de próstata.

O médico Augusto Monjardim fez uma palestra com ênfase nas ações preventivas e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. "É muito importante que o homem tenha esse interesse expresso na saúde. Nós temos oportunidades nas unidades básicas de saúde, são bons exames básicos que podem ser utilizados como: toque retal e o PSA, que é um exame de sangue simples de se fazer, e os dois podem trazer informações importantes para uma investigação da detecção precoce do câncer de próstata. Feito isso e detectado precocemente, haverá uma chance de 90% de cura. Então isso aqui é uma ação importante que o município tem feito, tanto no Outubro Rosa quanto agora no Novembro Azul, a fim de conscientizar a população masculina a se cuidar. Essa é a principal função desse momento aqui na Câmara dos Vereadores", informou o médico.

O secretário municipal de Saúde, Elcimar de Souza Alves, destacou a importância da campanha para sensibilizar e alertar sobre os riscos da doença.

"A gente inicia hoje o Novembro Azul, mês dedicado à conscientização da classe masculina para cuidados com a saúde, principalmente com o câncer de próstata. A palestra foi espetacular, o conhecimento do doutor Augusto Monjardim e a forma de transmitir o conhecimento certamente atingiu muitas pessoas que estavam acompanhando essa palestra. O evento foi magnífico. Nós tivemos a apresentação da banda marcial dos alunos do projeto Jovens do Futuro, com o maestro Edson Martins, e uma participação popular muito grande. Também foi realizada a distribuição das requisições de exames de PSA com todos os presentes”, destacou.

A gerente do Sicoob em Barra de São Francisco, Ana Paula Destefani, reafirmou o comprometimento da parceria com o município. "Nós do Sicoob somos uma cooperativa, e muitos dos nossos princípios são voltados para o bem estar das comunidades onde atuamos. Portanto a cooperativa fez essa parceria junto à prefeitura para poder abranger o número maior de pessoas, poder levar esses testes e também cuidar da prevenção tanto da saúde do homem quanto da mulher, e proporcionando uma qualidade de vida melhor para a população. Um dos princípios básicos do nosso cooperativismo é que a nossa comunidade esteja bem e se desenvolva, para que a gente também se desenvolva dentro do município", disse a gerente.