Estudantes da EFA Jacyra Miniguite recebem palestra sobre jornalismo

Próxima palestra acontece na semana que vem para mais duas turmas de estudantes

01 de novembro de 2023 às 13h26.

Cerca de 40 estudantes do 8º ano e da 2ª Série (Ensino Médio) da Escola Família Agrícola "Jacyra de Paula Miniguite" receberam, na manhã desta quarta-feira, 1º de novembro, uma palestra sobre a “História da Comunicação Social”, proferida pelo jornalista Weber Andrade, da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom/PMBSF).

A palestra aconteceu por convite do professor de Língua Portuguesa, Marcus Melo, e da diretora Sânia Aniszweski e teve como objetivo mostrar para os estudantes como teve início a comunicação social no Brasil e no mundo, com foco no jornalismo impresso.

De acordo com o professor Marcus Melo, a ideia é desenvolver atividades de comunicação e produção de textos com os estudantes, preparando-os para editar um jornal experimental e incentivá-los a melhorar cada vez mais a capacidade de leitura, escrita e interpretação de textos.

Para Marcus, a juventude, os estudantes têm ficado muito focados na produção de mídias para a internet, como vídeos, mas se esquecem do jornalismo impresso, que ajuda muito no conhecimento da Língua Portuguesa.

Durante a palestra, o jornalista discorreu sobre o início da comunicação escrita (impressa), que começou no Império Romano, em 69 a.C., com a Acta Diurna, primeira publicação oficial e que tinha o texto ‘desenhado’ em uma tábua e era afixada nos muros das principais localidades, com notícias da República.

A palestra mostrou a evolução da comunicação impressa até a chegada do rádio e, posteriormente da TV, que provocaram mudanças significativas nas mídias impressas.

O jornalista encerrou a palestra mostrando que, hoje, com a internet, as publicações impressas (jornais, revistas), tiveram forte redução e a mídia acabou se ‘fundindo’ na rede mundial, com os sites, que mesclam notícias impressas, vídeos e até programas de rádio.

A próxima palestra acontece no dia 7, terça-feira da semana que vem, e envolverá mais duas turmas de alunos da EFA 'Jacyra de Paula Miniguite'.