Ciclo Pedal e Festival de Pescaria agitaram o domingo, 5, no Clube Rei Pelé

Foram pescados 36,9 kg de peixes e parte deles doadas para o Centro de Apoio Alimentar Jesuína Destefani

06 de novembro de 2023 às 14h03.

O Clube Rei Pelé, da prefeitura de Barra de São Francisco recebeu centenas de pessoas neste domingo, 5, para o primeiro Festival de Pescaria, precedido pelo Ciclo Pedal Rei Pelé, um passeio ciclístico com percurso de 9 km entre o centro da cidade e o clube.

Cento e quarenta e um pescadores de várias idades e de diversas localidades do município se inscreveram e pescaram 36.9 kg de peixes. Parte deles foi doado para o Centro de Apoio Alimentar Jesuína Destefani, criado em 2021, para fornecer alimentação gratuita à população carente de Barra de São Francisco.

CLIQUE AQUI E VEJA MAIS FOTOS DO EVENTO

A maior parte das inscrições foi realizada no local de forma gratuita e o festival, que começou às 9h, seguiu até as 15h.

Logo no início da manhã, os ciclistas, alguns com suas famílias, se concentraram na avenida Edson Henrique Pereira, ao lado da praça Arlindo Pinto da Costa, e pedalaram em direção ao Clube Rei Pelé. Na chegada, foi servido um lanche com muitas frutas, quitandas, água de coco, sucos e café para os presentes.

O prefeito Enivaldo dos Anjos esteve presente no local logo cedo e lembrou que o Clube Rei Pelé foi adquirido pela atual gestão para proporcionar lazer aos francisquenses sem altos custos e valorizando o turismo local.

Dos anjos ressalta que os eventos como esse do final de semana proporcionam lazer à população de menor renda ou mesmo aqueles que não podem viajar nos feriados ou fins de semana por questões diversas.

“O Clube Rei Pelé é um patrimônio da população de Barra de São Francisco e serve também ao turismo regional trazendo divisas para o nosso município e lazer de qualidade para todos”, avalia dos Anjos.

A secretária de Esporte e Lazer do município, Grasiele Marques de Oliveira, agradeceu as pessoas que participaram dos dois eventos.

"Graças a Deus um tempinho favorável, onde nós iniciamos com um pedal bacana, somente passeio mesmo, com pessoas amantes do pedal. Quero agradecer o pessoal que se disponibilizou a estar conosco, assim como a Comunicação, a Saúde, o pessoal da Defesa Civil, da Polícia Militar e nossas secretarias municipais presentes aqui hoje”, agradeceu.

O secretário de Saúde, Elcimar de Souza Alves, destacou o ambiente familiar criado no evento.

"Um evento de esporte e lazer em um domingo de manhã. Um espaço para que as famílias se reúnam aqui no clube Rei Pelé. Uma grande quantidade de inscritos que já estão indo para o lago pescar e isso é bom, porque tira a família de casa, do entorno do computador e da televisão. Dá mais harmonia para as famílias", destacou.

Segundo o subsecretário de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego, Efigênio Mariano de Oliveira, o lago do parque estava com excesso de peixe e o festival ajudou a melhorar a oxigenação do lago.

"Para nós está sendo uma satisfação participar desse evento. Foi uma ação muito inteligente do nosso prefeito, esse festival de pesca. É um momento em que as pessoas vêm para cá, no seu momento de lazer e ao mesmo tempo, estamos podendo esvaziar um pouco o lago, que está com excesso de peixes. Estou muito feliz por estar participando deste evento, que é muito útil para a população. Barra de São Francisco é carente de lazer e esse é mais um lazer, que o prefeito está implantando na cidade e creio que vai continuar por vários anos", encerrou Efigênio.

Os amantes da pesca demonstraram alegria em poder participar do evento. É o caso do aposentado José Lopes de 69 anos, morador do Córrego do Itá, no distrito de Monte Sinai (Vermelha) em Barra de São Francisco. "Está tão bacana aqui. Eu não esperava que inventassem esse divertimento para nós. É muito legal, bom para a memória, pescar e rever os amigos", exclamou ele.

Outro idoso, João Bosco Caldeira de 69 anos, morador do bairro Vila Gonçalves, na sede do município sugeriu que sejam realizadas mais pescarias no lago do Clube Rei Pelé.

"Esse evento poderia acontecer pelo menos uma vez no mês, para animar o povo, que fica muito sedentário em casa. Tem que sair para se divertir um pouco", encerrou.

Os eventos foram realizados por meio das secretarias de Esporte e Lazer (Semel), Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semmas), Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego (Semdege), Saúde (semus), Defesa Social, Trânsito e Guarda Municipal e Transportes e Estradas (Semte).